CAMPINAS REGISTRA MAIOR IMPORTAÇÃO
DOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS

De janeiro a abril de 2008 as importações do município de Campinas tiveram uma expansão de 67%

O Boletim Econômico PUC-Campinas com as informações sobre Comércio Exterior indica que, entre os meses de janeiro a abril de 2008, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) apresentou um déficit no comércio exterior da ordem de 1,4 bilhão de dólares. A RMC exportou 1,9 bilhão de dólares e importou 3,3 bilhões de dólares.

Os dados constam do Projeto Comércio Exterior da Região Metropolitana de Campinas (RMC) coordenado pelo professor do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas, Adauto Roberto Ribeiro. O Boletim com as informações sobre Comércio Exterior pode ser conferido no Portal da Universidade – www.puc-campinas.edu.br/imprensa/boletim_economico/.

A importação na RMC cresceu, nesse quadrimestre, 42,1% em comparação ao mesmo período do ano passado, enquanto a exportação teve um crescimento de apenas 5,8%, no mesmo período. Assim, o déficit comercial da RMC aumentou em 167,6%.

As importações aumentaram em todas as categorias, mas o maior registro, 43%, foi nos bens de capital, sinalizando a recuperação de investimentos produtivos na região. Também houve um aumento de 52,8% das importações provenientes da Ásia.

Já a categoria que registrou um aumento nas exportações foi de bens de consumo, com 31,1%. Já as exportações de bens de capital tiveram uma redução de 7,7%. Ainda sobre as exportações, o Mercosul consolidou-se como o principal destino das exportações, com um aumento de 27,2%.

Especificamente sobre Campinas, o município apresentava um superávit comercial no primeiro quadrimestre de 2007, de 33 milhões de dólares. Já nesses primeiros quatro meses de 2008, passou a apresentar um déficit de 345 milhões de dólares. Ainda nesse período, a exportação de Campinas diminuiu 17% enquanto sua importação se expandiu em 67%.

A pesquisa de Comércio Exterior tem como objetivo caracterizar e acompanhar de maneira sistemática a evolução e as transformações no fluxo de comércio exterior da (RMC) e do município de Campinas, utilizando os dados coletados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC).

29 de maio de 2008