A Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna – CACI é um órgão da Universidade, aprovado em reunião do Conselho Universitário (CONSUN) ocorrida no dia 17 de dezembro de 2001. No início do ano letivo de 2020, a CACI inicia seus projetos, como unidade da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Desde 2010, encontra-se vinculada à Reitoria. O órgão tem como objetivo planejar, supervisionar, promover, executar e avaliar atividades e projetos de atenção aos corpos discente, docente e técnico administrativo da Universidade.
caci@puc-campinas.edu.br
caci.secretaria@puc-campinas.edu.br
coord.caci@puc-campinas.edu.br
Secretaria: 3343-7216 / 3343-7840
Fone Trote: 3343-7241
Seus projetos, de caráter plural, anual ou episódico ocorrem ao longo do ano letivo e abrangem diversas dimensões da comunidade interna, devido à sua complexidade e multifacetariedade. Tais projetos e ações podem ser agrupados em diversas áreas e dimensões da vida:
Campeonatos “PUCCÍADAS” e “Calouríadas”, Projetos “No Pique da PUC-Campinas”, “Apoio à Atividade Física e ao Esporte Universitário” e o “Complexo Esportivo do Campus II”
Projetos Inter’Arte (Mostra de Cinema, PUC Cultural, Festival de Bandas PUCFEST) e Oficin’Arte
Projetos “Ingressantes” e “Acolhida das Atléticas e Entidades Estudantis na Matrícula”
Projetos “Férias na PUC-Campinas” e “Palavra Livre”, “Alfabetização e Suplência – Primeira e Segunda Fases do Ensino Fundamental”
O cinema constitui-se em um dos variados modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. A relação entre cinema e educação, seja no contexto da educação escolar ou da educação informal, é parte da própria história do cinema. Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas.
A XXIV Mostra de Cinema Inter´Arte propõe para o segundo semestre promover um ciclo de filmes que abordem a mulher tanto quando empoderada, quanto oprimida. Ainda fará parte desta Mostra de Cinema a exibição do Documentário “Quanto falta o ar”, dirigido por Ana Lemos Betta e Helena Lemos Petta, que aborda a pandemia com foco no cuidado, revelando a face humana da luta coletiva contra a Covid-19 em entrevistas com médicos, enfermeiros e agentes comunitários.
Inscrição e Declaração de Participação: Não teremos inscrição e sim Lista de presença onde o participante escreverá seu nome, RA e e-mail, para que receba a declaração de participação para fins acadêmicos, desde que permaneça no evento pelo menos 75% do tempo total.
A exibição dos filmes acontecerá conforme cronograma abaixo.
CAMPUS | DATA | LOCAL / HORÁRIO | FILME/DOCUMENTÁRIO | DEBATEDOR |
Campus 1 | 14 novembro (terça-feira) | Campus 1 – H02 – Sala 900
16h15 às 19h15 |
A vida invisível (139 minutos = 2h19) | Profa. Dra. Fabíola e profa. Dra. Carolina Piccolotto Galib |
29 novembro (quarta-feira) | Campus 1 – HJS – Sala Flexível (azul e vermelha)
17h30 às 19h30 |
Quando falta o ar (81 minutos = 1h21) | Prof. Dr. Arnaldo Lemos | |
28 novembro (terça-feira) | Campus 1 – H02 – Sala 900
17h45 às 19h15 |
Estrelas para além do tempo | Profa. Dra. Fabíola e Profa. Dra. Kelly de Souza Ferreira | |
Campus 2 | 21 novembro (terça-feira) | Campus 2 –Auditório da Biblioteca
14h30 às 17h00 |
Flor do deserto (120 minutos = 2h) | Profa. Dra. Camila Massaro |
22 novembro (quarta-feira) | Campus 2 –Auditório Monsenhor Salim
14h00 às 16h30 |
Quando falta o ar (81 minutos = 1h21) | Prof. Dr. Arnaldo Lemos | |
30 novembro (quinta-feira) | Campus 2 – Auditório da Biblioteca
14h30 às 17h00 |
Nise e o coração da loucura (119 minutos – ˜2h) | Profa. Dra. Ana Paula Bonilha Piccoli |
O projeto de oficinas artísticas para a comunidade interna tem a intenção de desenvolver práticas dialógicas e expressivas, buscando uma integração humanística, crítico-reflexiva, de formação e ampliação de repertório pessoal e comunitário. A aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos que visam à criação de significações, exercitando a capacidade e constante possibilidade de transformação do ser humano. As oficinas se baseiam principalmente no artesanato, no sentido de propiciar um fazer artístico e também a elaboração de produtos artesanais em datas comemorativas. As divulgações são feitas através de e-mail marketing, redes sociais e portal da Universidade. Não é necessária inscrição prévia.
O objetivo do projeto é fomentar uma mudança gradativa na cultura de acolhimento aos calouros pelos membros da comunidade interna, principalmente alunos veteranos, funcionários e docentes. O projeto articula diversos setores da instituição no sentido de facilitar o acesso e domínio dos espaços institucionais pelos novos membros da comunidade. Também visa a coibição do trote e incentivo e apoio às ações solidárias e cidadãs realizadas no início de cada semestre letivo. Dentro do projeto INGRESSANTES, a CACI realiza a Recepção Oficial aos Calouros, que visa mostrar aos novos alunos tudo o que a Universidade disponibiliza durante o período em que estará cursando. Além disso, criada com o intuito de tornar o momento de ingresso na Universidade ainda mais significativo aos novos alunos e vinculada às ações solidárias da Recepção Oficial aos Calouros, como parte da programação definida pelo Comitê Permanente de Acolhida aos Calouros, a CACI realiza uma vez por semestre uma Campanha de Doação de Sangue da PUC-Campinas em parceria com o Hemocentro da UNICAMP.
O projeto tem como objetivo estimular e fortalecer o pensamento crítico e ético acerca da temática da responsabilidade social; Construir em cada equipe o espírito de trabalho em grupo; Possibilitar a reflexão sobre a importância da solidariedade na sociedade, favorecendo a criação de uma rede de apoio aos necessitados; Envolver os segmentos da comunidade interna em evento de cunho solidário, propiciando momentos de interação com diversos tipos de segmento de instituições extremamente carentes e fomentar o exercício da cidadania. Além disso, o projeto pretende sensibilizar a comunidade interna sobre a importância da responsabilidade social e contribuir para com auxílio de diversos organismos públicos e da sociedade civil que atuam no campo do amparo e promoção de grupos sociais vulneráveis, por meio de diversas ações sociais realizadas ao longo do ano; Instigar a participação de todas as unidades acadêmicas e administrativas da universidade, por meio de desafios e integrar as campanhas solidárias já existentes na instituição, promovendo uma ação de grandes proporções que associe todos os segmentos internos (discentes, docentes, colaboradores e jovens aprendizes).
O projeto tem como orientações técnicas esportivas e programas de exercícios físicos a grupos de estudantes e às entidades estudantis da universidade (centros acadêmicos, diretórios acadêmicos e associações atléticas), em cronograma anual de treinamento, com assessoria de um profissional de Educação Física, auxiliado, por acadêmicos bolsistas estímulo, visando fortalecer o estímulo à prática do exercício físico, esporte e às competições esportivas existentes dentro e fora da Universidade.
Inscrição através do link: https://forms.office.com/r/UnJdsdMhV2
Para mais informações entre em contado no e-mail institucional caci.apoioaoesporte@puc-campinas.edu.br ou acesse o grupo CACI Esportes https://chat.whatsapp.com/LnpZoyJtL3p5SsZgBc3LPO
A competição esportiva PUCCÍADA vem sendo realizada há mais de 40 anos, com o objetivo de promover, por meio de competições esportivas, culturais e sociais a integração dos acadêmicos dos diversos cursos da PUC- Campinas.
Essa oportunidade de prática esportiva possibilita ao corpo discente da nossa Universidade o convívio social, o enriquecimento cultural e incentiva a adoção de um estilo de vida saudável por meio da atividade física.
A competição tem como participantes as Associações Atléticas Acadêmicas, Ligas ou Diretórios Acadêmicos e grupos desportivos, dos diversos cursos e centros da universidade.
No ano de 2022, as equipes participantes, por torneio, foram constituídas por alunos de graduação e pós-graduação de diferentes cursos.
Então, monte sua equipe e participe!!!
A competição esportiva CALOURÍADA vem sendo realizada há mais de uma década, com o objetivo geral de contribuir, por meio de competições esportivas, culturais e sociais, ocorridas com o apoio das Associações Atléticas Acadêmicas dos Cursos da PUC-Campinas, com o processo de acolhida e recepção aos alunos ingressantes promovido pela instituição.
Essa oportunidade de prática esportiva possibilita ao corpo discente da nossa Universidade o convívio social, o enriquecimento cultural e incentiva a adoção de um estilo de vida saudável por meio da atividade física. Além de ser mais uma forma da Universidade receber seus alunos “calouros” de forma amistosa e agradável, possibilitando a integração e a experiência de convívio de novos espaços da instituição.
O Projeto No Pique da PUC-Campinas teve início em 2004 e, desde então, possibilita uma práxis regular de exercícios físicos, esportes e aquisição de conhecimentos da área da saúde aos professores, funcionários e menores aprendizes da Instituição.
As atividades propostas presencialmente envolvem musculação; condicionamento físico e treinamento funcional; fortalecimento, alongamento e relaxamento; atividades de academia; natação; vôlei de praia, caminhada e corrida.
Inscrição: https://forms.office.com/r/gtfakfnt1B
Para mais informações entrar em contado no e-mail institucional caci.nopiquedapuc@puc-campinas.edu.br
O Programa busca criar espaços de ensino aprendizagem para colaboradores da Universidade, no sentido de propiciar condições para a alfabetização daqueles que não concluíram os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) e também oferecer suporte, com orientação ao planejamento de estudos e aulas específicas do componente curricular de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês aos grupos de funcionários que se encontram aptos para prosseguirem nos estudos da segunda fase do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e Ensino Médio.
O Programa prevê o transporte dos participantes para realização de atividades, aulas de reforço e avaliações mensais nas escolas públicas credenciadas pelo Governo do Estado de São Paulo para a validação dos estudos por meio da realização de provas de certificação.
O Projeto “Palavra Livre” tem crescido no diálogo com diversos interlocutores, que ampara a continuidade da proposta. A diversidade de parcerias e de atuações conjuntas possibilita o oferecimento amplo de temas para palestras e debates.
Assim sendo, contribui, sobremaneira, para o fortalecimento da participação dos diversos segmentos da comunidade interna, por meio de sugestão, exposição e discussão de conteúdos atuais de interesses destes grupos. Além disso, os próprios eventos adquirem estrutura diversificada, de acordo com a proposta dos parceiros envolvidos. Assim, propõe como objetivos: suscitar o envolvimento e a participação dos estudantes em práticas de discussão científica sobre as temáticas que envolvem a questão Yanomami no Brasil e a guerra na Ucrânia, além de promover o desenvolvimento do pensamento crítico por meio do acesso a diferentes pontos de vista e/ou a abordagens diversificadas que contribuem com a construção de uma mentalidade que promova uma cultura justa e de paz.
O Projeto Férias na PUC-Campinas, é destinado aos filhos de funcionários e propõe disponibilizar a estrutura da Universidade e sua produção acadêmica, oferecendo um período de atividades de lazer, esportes e cultura em espaço adequado para integração social, troca de experiências e construção de novos conhecimentos.
As atividades acontecerão no período de 12 a 14 de julho, nas dependências da Faculdade de Educação Física, no Campus I da Universidade, das 8h às 17h00. O Projeto tem capacidade de atender ao todo 60 crianças, de 6 anos a 11 anos e 11 meses, sendo 30 crianças filhos de funcionários e docentes da PUC-Campinas, da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI) e do Colégio de Aplicação PIO XII e 30 crianças filhos de funcionários do Hospital PUC-Campinas.
A lista de participantes será divulgada às 10h do dia 10 de julho de 2023 no Portal da Universidade.
Cronograma:
Edição de Julho de 2023 | |
Atividade | Datas e Prazos |
Período de inscrições no site da PUC-Campinas | 27/06/22 a 05/07/2023 |
Seleção dos inscritos | 06/07/2023 a 07/07/2023 |
Publicação da lista dos inscritos no site | 10/07/2023 |
Realização do Projeto | 12/07/2023 a 14/07/2023 |
Lembrete:
O funcionário(a) não deverá se encontrar em período de férias das suas atividades laborais durante a realização do projeto.
Mais informações pelo telefone 3343-7216 ou e-mail: caci.secretaria@puc-campinas.edu.br.
O “Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária” (GVCS) promove espaços de escuta, onde os alunos se encontram, conversam, partilham experiências pessoais e acadêmicas, e, assim, possam se ajudar mutuamente, se tornar multiplicadores de ações cooperativas e solidárias e, na perspectiva de uma antropologia integral, possam se colocar a caminho das competências, das habilidades e das atitudes que integram seus currículos formativos profissionais.
As trocas de experiências entre os alunos são realizadas num sistema de pares, pois se entende que a vivência universitária traz experiências comuns e que podem ser compartilhadas entre os graduandos da universidade, podendo promover saúde e sentimento de pertencimento.
O GVCS é formado por alunos, denominados articuladores, e está presente em toda a universidade. Os alunos articuladores recebem formação continuada, com o intuito de oferecer ferramentas e treinamento para que possam escutar, de forma eficiente e segura, os alunos que os procurem.
Quer participar do Grupo? Nos procure! Os encontros são oferecidos aos alunos da graduação nas salas de aula, no formato presencial ou remoto, conforme o que apresenta no Quadro 1.
Quadro 1 – Encontros semanais promovidos pelo GVCS por Escola | ||||
Escolas | Dia da Semana | Horário e Formato | ||
Horário | Presencial | Remoto | ||
Escola de Ciências Humanas, Sociais e Jurídicas | terças-feiras | 11h45 às 13h15 e 17h45 às 19h15 | Sala de aula 302 no Bloco C | https://bit.ly/2PlDaq6 |
Escola de Ciências da Vida | quartas-feiras | 11h45 às 13h15 e 17h45 às 19h15 | Sala de aula A31 no Bloco A | |
Escola de Linguagem e Comunicação | segundas-feiras | 11h45 às 13h15 e 17h45 às 19h15 | Sala de aula 833A no Bloco H05 | |
Escola de Arquitetura, Artes e Design | quartas-feiras | 11h45 às 13h15 e 17h45 às 19h15 | Sala de aula 911 no Bloco H-04 | https://shorturl.at/cnoJL |
Escola de Economia e Negócios | quartas-feiras | 11h45 às 13hh15 e 17h45 às 19h15 | Sala de aula 911 no Bloco H-04 | |
Escola Politécnica | quartas-feiras | 11h45 às 13h15 e 17h45 às 19h15 | Sala de aula 03A no Bloco CT |
Não consegue nos encontrar nesses dias da semana? Você também pode nos enviar uma mensagem, por telefone e/ou e-mail, pelos seguintes contatos disponíveis no Quadro 2.
Quadro 2 – Contatos do GVCS | ||
Escolas | Telefone | |
Escola de Ciências Humanas, Sociais e Jurídicas | caci.gvcs_12@puc-campinas.edu.br | (019) 9-7143-9419 |
Escola de Ciências da Vida | ||
Escola de Linguagem e Comunicação | ||
Escola de Arquitetura, Artes e Design | caci.gvcs_1@puc-campinas.edu.br | (19) 9-9932-906 |
Escola de Economia e Negócios | ||
Escola Politécnica |
O Encontro de formação tem como referência os programas de sistema de pares e busca oferecer aos alunos conteúdos e momentos de reflexão, a fim de que possam aprofundar sua compreensão a respeito do papel que desempenham enquanto alunos articuladores do Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária. E, assim, também possam, por meio de dinâmicas de grupo, aprender e praticar ferramentas importantes de escuta e comunicação, assim como aprofundar a discussão sobre relações de ajuda.
Assim, o Encontro de Formação tem por objetivos: propiciar espaços de formação; fornecer ferramentas e treinamento para que os acadêmicos articuladores do Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária possam exercitar a escuta ativa, de forma eficiente e segura; contribuir para melhor instrumentalização das ações do grupo e propor oficinas para que possam executar escuta ativa e comunicação adequada.
Ao longo do Encontro de Formação, serão realizadas dinâmicas em grupo, ministração de conteúdo e momentos de reflexão. A programação será a seguinte, conforme apresentado no cronograma que se segue:
Atividade 1 O que você não sabe sobre mim |
Atividade 2 Quem é o(a) aluno(a) articulador(a)? |
Atividade 3 As fases da ajuda |
Atividade 4 Escuta ativa, comunicação e postura |
Atividade 5 Contornos e limites * |
Atividade 6 Sinais de alerta e encaminhamento** |
Atividade 7 O jogo das possibilidades |
Atividade 8 O pertencimento ao grupo |
Atividade 9 Encerramento |
O Complexo Esportivo fica localizado no Campus II próximo ao prédio da Segurança Universitário (DSU) e conta com quadras poliesportivas, socitey e vestiários oferecidos pela Universidade para esporte e lazer dos membros da comunidade interna (alunos, professores e funcionários). Os materiais necessários para a realização das atividades são disponibilizados pelo próprio Complexo mediante a assinatura do Termo de Empréstimo de Materiais, os mesmo são disponibilizados nos seguintes horários: retirada às 13h15 e devolução as 16h45 e retirada às 17h15 e devolução as 20h45.
O Complexo Esportivo II funciona de segunda a sexta-feira, das 13h00 às 17h00 (caci.centroesportum@puc-campinas.edu.br), das 17h00 às 21h00 (caci.centroesport02@puc-campinas.edu.br) e telefone para contato 3343-6838.
IMPORTANTE: em caso de danos ou extravios nos materiais ou danos no espaço físico, deve-se providenciar a reposição dos mesmos e deve-se ressarcir a Universidade consertando o que foi danificado. Não é permitido, em hipótese alguma: o uso de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas, entrada de pessoas não vinculadas à PUC-Campinas e presença de treinadores externos durante os jogos.
O órgão também recebe e avalia demandas relacionadas às entidades representativas dos estudantes da Universidade, associados em Diretórios e Centros Acadêmicos, além de gerir, por meio de Contrato de Comodato, a cessão de espaço físico cedido às representações pela Universidade.