Objetivo geral
A Avaliação do Ensino visa implementar as diretrizes da Política de Graduação definidas para a PUC-Campinas, e também contemplar as exigências legais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no sentido de diagnosticar, redefinir metas e acertar rotas para manter a missão da Universidade de proporcionar um ensino de qualidade, garantindo a formação integral de um cidadão crítico e atualizado em relação às necessidades sociais e às exigências profissionais.
Breve histórico
Em 2006, foi constituído pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) um Grupo de Trabalho (GT), com a finalidade de criar instrumentos de avaliação para os alunos e para os professores. Esses instrumentos foram construídos de forma compartilhada, contando com a contribuição de diferentes instâncias: Reitoria, Diretorias dos Centros e das Faculdades, Grupo de Apoio Pedagógico, representantes da Associação dos Professores da PUC-Campinas (APROPUC), alunos e professores.
Em que pesem as alterações em sua composição desde a sua criação, o Grupo de Trabalho ‘Avaliação do Ensino’ tem mantido os objetivos propostos e contribuído na análise e discussão dos resultados, seja participando em reuniões nos Centros/Faculdades, seja na elaboração de artigos analisando os resultados obtidos.
Avaliação
A Avaliação do Ensino é realizada semestralmente por estudantes desde 2007 e, bianualmente, por professores desde 2008 até 2016, ano em que passou por alterações em seu formato. Os instrumentos de avaliação são disponibilizados para serem respondidos on-line, por meio do portal da Universidade e todos os alunos e professores são convidados a participar voluntariamente.
O processo de avaliação é desenvolvido com transparência, sendo o acesso aos resultados, e a possibilidade de sua análise, realizada por diferentes instâncias: 1) a PROGRAD realiza a análise dos resultados globais da Universidade, dos cinco Centros que congregam as Faculdades e dos Cursos, 2) as Diretorias de Centros têm acesso aos dados dos Cursos de cada Centro, 3) as Diretorias de Faculdades têm acesso aos dados do(s) seu(s) Curso(s) e 4) os docentes têm acesso aos dados relativos às suas disciplinas
A versão atual do instrumento disponibilizado para ser respondido pelos alunos é composta por:
- Dimensão B, na qual o aluno realiza autoavaliação, avaliação da turma, da infraestrutura e do atendimento (Diretoria e Secretaria Acadêmica);
- Dimensão C, avaliação da prática docente em cada disciplina cursada no semestre em questão;
- Dimensão D, avaliação de estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios, do Trabalho de Conclusão de Curso e das Práticas de Formação; e
- Dimensão E, questões específicas sobre o curso frequentado.
Ainda, há a possibilidade de serem feitas Considerações Gerais (dissertativa).
Atualmente, o instrumento de avaliação destinado aos docentes é composto pelas dimensões:
- Dimensão A – Parte 1: Avaliação das condições para realização das atividades docentes;
- Dimensão A – Parte 2: Avaliação do envolvimento do docente com a Universidade;
- Dimensão A – Parte 3: Avaliação de atividades docentes referentes a estágios e Trabalho de Conclusão de Curso;
- Dimensão B: Avaliação do discente – características acadêmicas dos alunos;
- Dimensão C: Autoavaliação docente – características da prática docente; e
- Dimensão D: Avaliação do Gestor – Diretor das Faculdades.
Após as questões fechadas de cada uma das dimensões, é disponibilizado um espaço para as observações que porventura os professores julgarem pertinentes, ou seja, as considerações gerais.
As Dimensões B e C reproduzem, com as devidas adaptações, as mesmas questões tanto no questionário dos alunos quanto no destinado aos professores, o que permite a análise comparativa dos dados.
Resultados
Já se constituiu uma série histórica da Avaliação do Ensino, o que possibilita aos gestores e aos docentes o acompanhamento qualificado dos resultados e a projeção de ações que possibilitem aprimoramento constante do processo avaliativo, da prática pedagógica e da aprendizagem do aluno.
A socialização e discussão dos resultados acontecem a partir de diferentes iniciativas, tais como, reuniões nos Centros contando com a participação da PROGRAD, Diretorias de Centros, Diretorias de Faculdades, dos membros do Grupo de Apoio Pedagógico (GAPe) e dos Integradores Acadêmicos de Graduação (IAGs); reuniões nos Cursos com a presença dos membros dos Conselhos e/ou de docentes e alunos.
O aprimoramento contínuo dos instrumentos e a constante socialização dos dados globais da Avaliação do Ensino, bem como os resultados da série histórica, têm contribuído para o desenvolvimento e fortalecimento de uma cultura de avaliação nos diferentes seguimentos da Universidade.
A partir do segundo semestre de 2011, foi implantado um novo modelo de análise da série histórica de resultados obtidos com os alunos. Os resultados semestrais referentes à Avaliação do Ensino da prática docente passaram a ser divulgados por meio de gráficos com diversos formatos.
Esse método proõe transformar os dados quantitativos das avaliações semestrais em dados qualitativos, enfatizando a qualidade do trabalho docente em sala de aula. A comunidade pode ter acesso aos resultados do semestre em curso e pode também visualizá-los comparativamente aos semestres anteriores, o que permite acompanhar a série histórica da evolução dos resultados dos processos avaliativos.
A construção dessa série histórica foi viabilizada por meio da identificação dos principais aspectos envolvidos no processo de Avaliação do Ensino. Aspecto é um elemento avaliativo contido em qualquer um dos instrumentos de avaliação utilizados ao longo dos últimos anos, e cuja essência pode ser encontrada em várias de suas versões durante a série histórica.
Os gráficos resultantes da aplicação desse modelo estabelecem um referencial visual que permite o imediato reconhecimento tanto das situações de excelência como de cenários de atenção, traduzindo-se em um mecanismo de rápida consulta e identificação por parte dos gestores e professores. No nível docente, os dados providos aos professores podem ser úteis para seus processos de autogestão, uma vez que o recorte de dados admite muitas combinações, podendo-se considerar curso, turno, disciplina e semestres.
Os dezenove aspectos preservados são enquadrados em cinco categorias, conforme o Quadro abaixo. Os Gráficos com os resultados, estão apresentados na sequência.
Avaliação do ensino
Atualizado em 27/03/2024
Confira aqui os gráficos comparativos dos resultados da avaliação do ensino