Aumento nos casos de câncer exige novo perfil de profissional da saúde

Câncer. A doença ainda é tabu para muitos pacientes, mas deve se tornar cada vez mais comum no Brasil. Segundo o INCA, o país deve ter cerca de 6 milhões de novos casos diagnosticados por ano. Um número alto que revela uma necessidade urgente: a de qualificação de profissionais da saúde para atuar nessa área.

“Hoje existem muitos médicos e enfermeiros atuando com oncologia, mas o paciente com câncer precisa de uma atenção multidisciplinar, e esse tipo de mão de obra está escassa nos dias de hoje” explica a coordenadora do curso de Especialização Multiprofissional em Oconologia da PUC-Campinas, Gabriela Azzolin.

Preparo emocional

De acordo com Gabriela, o mais importante para o profissional da saúde é o preparo emocional. Além do cuidado com o paciente, o trato com os familiares faz parte da rotina de quem está inserido nessa área, o que torna a humanização essencial.  “Hoje, uma pessoa com uma visão mecanizada, que não olha para o outro e não tem uma assistência humanizada não encontra espaço nesse mercado” completa.

Qualificação

Para quem precisa se qualificar, a PUC-Campinas lança a Especialização Multiprofissional em Oncologia. Voltada a enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, o objetivo é capacitar esse profissional para preencher a demanda nessa área. Saiba mais aqui: https://bit.ly/2RoI5GL.

Vinícius Purgato
15 de dezembro de 2018