Estudantes de Direito realizam atividade no Tribunal Regional Federal

O ‘TRF3 de Portas Abertas’ possibilitou aos estudantes uma visão ampla do trabalho jurídico

Alunos da Faculdade de Direito da PUC-Campinas acompanharam o funcionamento do Tribunal Regional Federal, em Campinas, por meio do programa “TRF3 de Portas Abertas – Para uma Visão Cidadã”, nos dias 28 e 29 de agosto. O Curso foi convidado a participar do projeto, que faz uma breve imersão na rotina dos magistrados e servidores alocados na 3ª Região da Justiça Federal.

Para a Profa. Me. Elisangela Rodrigues de Ávila, Integradora Acadêmica da Faculdade de Direito, a visita proporcionou aos estudantes uma visão ampla do trabalho jurídico e uma identificação com as possibilidades de carreiras nesta área de atuação. Os profissionais das Varas estimularam os alunos a buscar constantemente experiências ao longo da formação acadêmica.

A aluna do 3º período Vivian Alves da Silva Pinto, que se identifica com o trabalho de resolução de conflitos, contou que a possibilidade de observar outros métodos de conciliação marcou sua experiência durante a visitação. “Ver na prática mexeu comigo”, afirmou.

Marina Manchini Gallo, aluna do 6º período e ex-estagiária na Vara Criminal da Justiça Federal, disse também ter tirado bom proveito da visita. “Tive contato com quase tudo no antigo estágio, mas conhecer a estrutura das outras Varas foi diferente”, frisou a estudante, que ainda elogiou a palestra conduzida pelo Dr. Renato Câmara Nigro, Juiz Federal Substituto, na qual apresentou esclarecimentos sobre as competências, funcionamento e carreiras dentro da Justiça.

Com interesse mútuo da Faculdade de Direito e o Tribunal Federal de Campinas, novas visitações devem ser realizadas no futuro.

*Por Elton Mateus Felix – estagiário sob supervisão do Departamento de Comunicação (DCOM)

Vinícius Purgato
3 de setembro de 2019