Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Alunos de Design Digital vencem categoria “voto popular” no 33º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira

Cartaz produzido na Universidade recebeu 180 votos

Os alunos Diogo Mella Santiago e Naime Pavan Ajjar, da Faculdade de Design Digital da PUC-Campinas, foram os vencedores do 33º Prêmio Design, do Museu da Casa Brasileira (MCB), na categoria voto popular. A peça, desenvolvida na Universidade junto à disciplina de “Conceitos Básicos da Pintura Digital”, recebeu 180 votos e superou quase 90 trabalhos selecionados.

A premiação do MCB, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é realizada desde 1986 com o intuito de reconhecer a excelência do design brasileiro, valorizar a atuação dos profissionais e fortalecer a área.

Para a elaboração do cartaz, exposto no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, entre os dias 23 de novembro de 2019 e 8 de março de 2020, os estudantes reforçaram os estudos referentes ao design no Brasil, bem como as relações existentes entre homem e objeto.

Como resultado, foi apresentado ao público um cartaz que busca expressar a situação precária da justiça no Brasil. A desigualdade foi transmitida com a junção de duas imagens: a de moradores de rua no centro paulistano e da estátua da justiça, que compõe o cenário da realidade vivida por milhares de pessoas no país.

De acordo com o Prof. Dr. Tomas Guner Sniker, orientador do projeto, a crítica política e social representada na peça condiz com o propósito do Curso, que visa apresentar as diferentes formas em que o design pode contribuir na vida da população.

“É uma oportunidade muito interessante para eles, porque envolve o desenvolvimento da peça gráfica, a reflexão acerca das relações entre homem e objeto, além de permitir a aproximação com o Museu da Casa Brasileira, instituição renomada vinculada à área do design”, destaca o docente.

Para os estudantes, além do aprendizado, fica a satisfação pelo reconhecimento do público. “Nada anima mais do que saber que muitas pessoas gostaram de algo que você fez. Levarei a experiência para a minha vida profissional, inclusive porque a peça é uma espécie de portfólio ao vivo”, afirma Diogo.

“Como aluno, foi um sentimento positivo desde o início, quando o nosso cartaz foi selecionado para a exposição. Ao saber que a peça foi a vencedora no voto popular, isso me encheu de alegria. Mostra que as pessoas compreenderam a mensagem e corroboraram com ela. Isso é muito gratificante”, complementa Naime.



Vinícius Purgato
24 de março de 2020