Os alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da PUC-Campinas terão a partir de hoje (1º de julho), às 19 horas, suas esculturas expostas na Praça da Vila Anchieta, localizada no Distrito de Nova Aparecida (Avenida João Paulo II). As 13 esculturas expostas foram produzidas pelos alunos, no ano passado, para a disciplina de Geometria Aplicada a Arquitetura, ministrada pelos professores Fabio de Almeida Muzetti e Sidney Tamai.

As obras dos alunos foram selecionadas pelo prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, em 2007, durante um evento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Nessa ocasião os estudantes apresentaram as propostas de maquetes das obras.

As maquetes selecionadas pelo prefeito foram construídas em tamanho adequado para a instalação da praça. Todas são releituras do movimento concretista da década de 40 e tem como proposta entender a geometria das esculturas de aço.

Essa atividade é resultado de uma cooperação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo com a prefeitura para a reurbanização da praça do Distrito de Aparecidinha.

Chácara da Barra

Em 2006, os estudantes da FAU fizeram e doaram sete esculturas para uma área de nove mil metros quadrados na Chácara da Barra, também em Campinas, situada em fundo de vale na confluência entre a rua Dr. Gustavo Rodrigues Pereira Dutra e avenida Jesuíno Marcondes Machado.

1 de julho de 2008