PUC-Campinas é a melhor instituição privada de SP e a terceira do País segundo ranking do Estadão

A PUC-Campinas é primeira instituição de ensino privada de São Paulo e a terceira do Brasil com maior número de cursos 5 estrelas no ranking do Guia da Faculdade 2020, divulgado nesta semana pelo jornal O Estado de S. Paulo. Foram três cursos com a nota máxima, avaliados como excelentes, o de Direito e dois de Letras, bacharelado e licenciatura. Além disso, a Universidade teve mais outros 40 de seus cursos com nota 4 estrelas, considerados de nível muito bom.

Outros cinco foram classificados com 3 estrelas, nível considerado bom. O restante dos cursos ainda não entrou na avaliação, em geral por estarem ainda em seus primeiros anos de implantação.

“O desempenho no ranking do Guia da Faculdade 2020 é consequência do comprometimento da comunidade acadêmica da PUC-Campinas com a missão da Universidade. Nos dá a certeza de que a Instituição é responsável por formar profissionais que estão prontos para um mundo em constante transformação e para contribuir, com as habilidades e competências aqui desenvolvidas, para a construção de uma sociedade justa e solidária”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

O guia destaca a qualidade das instituições privadas que conseguiram as primeiras colocações, pois foram apenas 52 graduações com 5 estrelas entre as instituições privadas no Guia da Faculdade em 2020. A PUC-Campinas teve 48 cursos considerados como “Os melhores do ensino superior brasileiro”, obtendo um total de 190 estrelas.

Apenas 13% das graduações que atingiram o conceito máximo de 5 estrelas no Guia da Faculdade este ano são oferecidas em instituições privadas. A PUC-Campinas e outras Pontifícias Universidades Católicas (PUCs) foram as que mais se destacaram nesse critério, com seis instituições entre as dez com mais cursos 5 estrelas.

“Os resultados obtidos nesse ranking são muito bons e representam adequadamente a qualidade da formação oferecida pela PUC-Campinas”, disse o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Me. Paulo M. Godoy Pozzebon.

A avaliação é feita por mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. É um trabalho voluntário, sem remuneração.

Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do País na qual trabalham.

Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso, avaliando a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura. Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores.

As avaliações finais são de 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom), 3 estrelas (bom), não estrelado e sem notas.

Resultados da PUC-Campinas:

1. 3 cursos com 5 estrelas – 3 cursos de excelência.
  2. 40 cursos com 4 estrelas – 40 cursos muito bons.
  3. 5 cursos com três estrelas – 5 cursos bons.
  4. 48 cursos considerados como “Os melhores do ensino superior brasileiro”.
  5. 48 cursos de excelência acadêmica obtendo um total de 190 estrelas.
  6. A universidade privada do Estado de São Paulo com mais cursos estrelados em níveis de excelência e muito bom.
  7. 3ª melhor universidade privada do País.
  8. Melhor universidade privada do Estado de São Paulo.

Marcelo Andriotti
5 de dezembro de 2020