
Espaço Mescla da PUC-Campinas oferece em agosto minicursos gratuitos sobre Lean Startup e internacionalização dos negócios
Atividades on-line são destinadas a alunos e seus familiares mediante inscrição
A PUC-Campinas, por meio do seu espaço Mescla, oferece, no mês de agosto, dois minicursos on-line gratuitos: o primeiro, no dia 13, com o tema “Lean Startup: como aprender rápido e evoluir numa era em transformação digital”; o segundo, no dia 27, sobre “Globalização produtiva, comercial e financeira: o papel da inovação e da internacionalização para o sucesso dos negócios”. A participação nas atividades, destinadas aos alunos da Universidade e aos seus familiares, requer inscrição.
Disponíveis por meio da plataforma Teams, os minicursos fazem parte de um projeto iniciado em junho pelo Mescla, espaço localizado no Campus I da PUC-Campinas que visa ser um ecossistema de negócios, tecnologia e inovação. Na impossibilidade de realizar atividades presenciais devido à pandemia, o espaço – constituído de um coworking e de um laboratório de fabricação digital – terá uma série de projetos promovidos de forma remota ao longo do semestre.
“A proposta do projeto, que vai ao encontro da missão da Universidade, é promover capacitação e atualização aos nossos alunos e seus familiares diante das mudanças impostas pela pandemia. As palestras e minicursos gratuitos buscam colaborar nesse sentido”, destaca o Prof. Dr. Tomas Guner Sniker, coordenador do Mescla Coworking.
O minicurso de Lean Startup será ministrado por Leonardo Pinheiro, diretor de Desenvolvimento de Startups da aceleradora Venture Hub. O minicurso referente à inovação e internacionalização dos negócios, por sua vez, terá a coordenação do Prof. Dr. Paulo Oliveira, economista e docente extensionista do Observatório PUC-Campinas.
“Em um mundo em constantes mudanças, onde o normal é não ter normal, devemos aprender com a mesma velocidade que as mudanças acontecem. Para isso, vamos explorar no minicurso um método de aprendizado incremental baseado em experimentação e análise de resultado, no qual aprendemos a reduzir a distância entre uma hipótese e um fato”, diz Pinheiro.
Palestrante do dia 27, Paulo pontua que sua atividade abordará o estágio atual da globalização e seus desafios e oportunidades para as empresas no ambiente competitivo. “O aumento do comércio internacional é só um dos fenômenos da globalização. Nas últimas décadas, temos visto o crescimento expressivo do “outsourcing” e dos fluxos de capitais entre os países que colocam oportunidades e desafios distintos às empresas, sejam estabelecidas ou startups, na busca de vantagens competitivas. A capacidade tecnológica das empresas, seja na inovação de produtos ou processos, seja na adoção rápida de avanços que aumentam a produtividade, é fator chave no ambiente de concorrência global”, afirma o professor.
As vagas são limitadas.
“Lean Startup: como aprender rápido e evoluir numa era em transformação digital”
Data do minicurso: 13 de agosto
Inscrições: inscreva-se
“Globalização produtiva, comercial e financeira: o papel da inovação e da internacionalização para o sucesso dos negócios”
Data do minicurso: 27 de agosto
Inscrições: em breve