Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas tem dia de acolhida na volta às aulas

Dia 9 de fevereiro foi marcado pelo retorno de muitos estudantes e pelo primeiro passo dos calouros na Universidade

O dia 9 de fevereiro de 2026 será inesquecível para muitos estudantes que, pela primeira vez, realizaram o sonho de estar em uma Universidade. A volta às aulas na PUC-Campinas foi marcada por uma acolhida especial, cheio de receptividade, carinho e boas impressões.

Apesar do dia chuvoso, os estudantes aproveitaram para conhecer o Campus de seu curso e ter o primeiro contato com os colegas veteranos e professores para entender melhor como será sua trajetória na Universidade.

Para tornar a experiência do ingressante mais tranquila e acolhedora, a Universidade disponibiliza postos de orientação até o dia 11 de fevereiro, em pontos estratégicos dos Campi I e II. Os locais foram definidos para facilitar o acesso a informações sobre salas de aula, prédios, serviços acadêmicos e funcionamento geral da Universidade.

Outro destaque é a Página do Ingressante, que reúne informações essenciais para o início da vida universitária. No ambiente digital, os estudantes podem consultar a programação de acolhida das Escolas, a localização das salas de aula, além de acessar telefones úteis de emergência, linhas e trajetos de ônibus, informações sobre Práticas de Formação e a biblioteca virtual da Universidade, app do aluno, ente outros benefícios.

Trote solidário

Em 2010, a Universidade iniciou a implementação de uma cultura de “Trote Solidário”. A mudança trouxe diversas ações durante a chegada dos ingressantes daquele ano, tais como a criação de Postos de Orientação, Fone Trote, ações solidárias, palestras, entre outras atividades. Nesse sentido,

A partir daí, iniciou-se uma mudança de mentalidade, que tornou a acolhida aos calouros muito mais positiva, percurso que segue na esteira de um dos eixos estratégicos da Universidade: as relações humano-afetivas. Desde então, as Faculdades recebem os novos estudantes com atividades positivas para a integração com os veteranos, processo que, após anos de cuidado, se consolidou na PUC-Campinas.

Mesmo sem registro de casos extremos desde o início do trote solidário, em 2010, a PUC-Campinas mantém ativo o Fone Trote, canal exclusivo para denúncia de situações de violência ou práticas abusivas, pelo telefone (19) 3343-7241. O atendimento é apoiado pelo Sistema de Fluxo de Atendimento ao Trote (FAT), que conta com equipes das Escolas capacitadas, garantindo agilidade e acolhimento adequado em eventuais ocorrências.

Confira em fotos como foi o primeiro dia letivo de 2026:



Carlos Giacomeli
9 de fevereiro de 2026