Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Feira de Estágio 2025 aproxima empresas da região dos estudantes da PUC-Campinas

Centenas de vagas foram disponibilizadas nos estandes montados na quadra coberta da HJS

A edição 2025 da Feira de Estágio da PUC-Campinas, ocorrida na última quarta-feira, dia 1º de outubro, durante todo o dia, na quadra coberta da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS) da Universidade, localizada no Campus I, ofereceu centenas de vagas, não somente para estágios, mas também efetivas e para trainees. Inúmeras empresas, dos mais diversos setores, localizadas nos mais variados municípios da Região Administrativa de Campinas, puderam se aproximar dos estudantes através de seus estandes.

De acordo com a pró-reitora de Graduação da PUC-Campinas, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, “o que acontece em momentos como esse (da Feira de Estágio)” é que “muitas oportunidades são oferecidas aos nossos estudantes, não só em termos de vagas de trabalho, mas em relação a conhecerem a cultura de cada companhia”.

A Feira, realizada pelo Se Liga no Trabalho, programa vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, e que acontece desde 2016, tem como objetivo favorecer a empregabilidade dos alunos e alunas e estreitar a parceria com empresas e instituições, possibilitando aos graduandos oportunidades de trabalho, em especial de realização de estágios, em grandes companhias da região.

De acordo com a pró-reitora de Graduação da PUC-Campinas, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, a Universidade “dá muita importância à questão da empregabilidade de nossos estudantes, então, sempre existe esse contato com as empresas. Ele é contínuo. E conversar com elas e entendê-las, inclusive com o intuito de adequar os currículos dos estudantes às demandas do mercado, é o que acontece em momentos como esse (da Feira de Estágio), em que muitas oportunidades são oferecidas aos nossos estudantes, não só em termos de vagas de trabalho, mas em relação a conhecerem a cultura de cada companhia”.

Ela explica ainda que “o que a gente sempre pretende promover com esse contato são possibilidades e a Feira de Estágio é mais uma possibilidade dentro desse cenário de trabalhabilidade e empregabilidade que a PUC-Campinas sempre busca oferecer aos seus estudantes e eu espero que eles tenham aproveitado bastante essa chance de poderem se colocar no mundo do trabalho”.

De acordo com a supervisora do Departamento de Estágios da Universidade, Larissa Cristina Veríssimo de Cillo, “todo o evento é pensado para os estudantes (e)… a ideia é que os alunos e alunas possam, além de participarem de processos seletivos, conhecerem melhor as áreas em que eles podem atuar, pois há estudantes que acreditam que existe somente um caminho e isso, de repente, é ampliado em muito durante a Feira de Estágio”.

Aproximação com o mundo de trabalho
De acordo com a supervisora do Departamento de Estágios da Universidade, Larissa Cristina Veríssimo de Cillo, a Feira de Estágio acontece anualmente, tendo como principal objetivo aproximar os alunos e alunas da PUC-Campinas do mundo do trabalho, ou seja, das grandes empresas de Campinas e região.

“Todo o evento é pensado para os estudantes. Nós também convidamos a comunidade externa para conhecê-lo, para fazer parte desse momento, mas a ideia é que os alunos e alunas possam, além de participarem de processos seletivos, conhecerem melhor as áreas em que eles podem atuar, pois há estudantes que acreditam que existe somente um caminho e isso, de repente, é ampliado em muito durante a Feira de Estágio”, comenta Larissa.

Ela diz também “que esse ano a gente mudou o local de realização da Feira em relação ao do ano passado (da região do Mescla do Campus I para a quadra coberta da HJS) para dar mais espaço aos nossos patrocinadores, que são as empresas presentes, e também para que pudéssemos contar com um ar um pouco mais de feira mesmo. O que o evento acabou por, de fato, ganhar nesta edição”.

Empresas participantes
A edição deste ano contou com a participação das seguintes empresas parceiras: Agibank, Benteler, CIEE, Crown Embalagens, Cultural Care, Enforce, FIUS, Greenbrier Maxion, Hand, Liugong, Netglobe, Nube, Thomson Reuters, Valeo, Grupo NC – EMS, GE Vernova e Mars.

Visão dos docentes
O diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Prof. Me. Roberto Brito de Carvalho, lembra que a formação dos estudantes da PUC-Campinas é integral e que “há uma preocupação muito grande com a (sua) inserção no mundo do trabalho. Por isso mesmo, nós contamos com um índice de empregabilidade altíssimo. Isso se dá, sobretudo, porque muitas das oportunidades que as empresas oferecem aparecem em formato de estágio, então, os alunos e alunas que vão para aprender em uma determinada empresa, na condição de estagiários, também são colocados em contato com a vida profissional de um colaborador efetivo, funcionários mais experientes, o que permite a complementação de sua formação”.

“Sem sombra de dúvida, a Feira de Estágio cria oportunidades para os estudantes, para as vidas deles e em uma etapa difícil, que é a da abertura da porta para o mundo do trabalho a quem ainda não tem experiência e essa situação permite, portanto, que o aluno ou aluna possa demonstrar o seu talento e aquilo que ele ou ela, de certa forma, traz da sala de aula. Em sentido inverso, ele ou ela enriquece o trabalho em sala de aula com os aprendizados que começa a ter no cotidiano do mundo corporativo também”, esclarece Brito.

O diretor da Faculdade de Artes Visuais, Prof. Dr. Victor Kraide Corte Real, comenta que “a Feira de Estágio é um evento fundamental para que os alunos e alunas consigam se posicionar no mundo do trabalho, na atuação profissional, na formação de carreira, e uma iniciativa fundamental que a Universidade desenvolve no sentido de colocar os estudantes, que são um capital humano que a gente forma do ponto de vista acadêmico, para pensarem na atuação profissional, então eu considero a passagem pela Feira de Estágio como uma etapa fundamental para que essa inserção seja proporcionada”.

O que pensam os estudantes?
O aluno Ryan Dias, que cursa Engenharia de Software, diz ter gostado da experiência de participar da Feira de Estágio, em especial, por ele ter encontrado “muitas vagas e processos seletivos para estágios que, às vezes, nós não encontramos facilmente e que são divulgados primeiramente aqui, então, a experiência foi muito boa. Eu achei bem interessante”.

Para Marina Tribiolli Bazzi, que é estudante de Direito, “a Feira de Estágio ajuda em muito os alunos e alunas a entenderem melhor como funcionam as empresas e quais são as possibilidades que nós temos de adentrarmos o mundo do trabalho e eu acredito que isso acaba por aprimorar, sem dúvida nenhuma, o nosso desenvolvimento profissional”.

Arturo Bento Duran, aluno de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, explica que “é muito legal a realização da Feira, pois é uma grande oportunidade para os estudantes, principalmente para aqueles que estão quase se formando, uma vez que existe a necessidade de se fazer estágio. Sem contar que são muitas as empresas presentes e ter esse contato com elas é ótimo, porque, na faculdade em si, muitas vezes, a gente não consegue se aproximar tanto das corporações e quando uma empresa vem até nós, nós conseguimos entender mais como funciona o mundo do trabalho”.

Bruna Scabar, especialista de Recrutamento e Seleção da Valeo Sistemas Automotivos, diz que o mais importante em relação à Feira é “a divulgação da empresa, da marca empregadora. Ainda que a Valeo seja muito conhecida no mercado, algumas pessoas não a conhecem a fundo, então, o que a gente procurou fazer aqui foi falar mais sobre a companhia, sobre os seus valores e sobre o que ela produz”.

Divulgando a marca
Bruna Scabar, especialista de Recrutamento e Seleção da Valeo Sistemas Automotivos, uma das maiores indústrias de autopeças do Brasil, comenta que a Feira de Estágio da PUC-Campinas “é muito importante pra gente, pois nossa parceria com a Universidade é muito boa e é um momento em que nós conseguimos captar muitos estudantes. São pessoas que, de fato, estão interessadas em fazer um estágio, mas nós trouxemos a possibilidade de os alunos e alunas concorrerem também a vagas efetivas em nossas quatro unidades, que ficam em Campinas, Itatiba e São Bernardo do Campo, em São Paulo, e Gravataí, no Rio Grande do Sul, tanto pra esse ano, quanto pro ano que vem”.

Ela continua dizendo que o mais importante para as empresas em relação à Feira é “a divulgação da empresa, da marca empregadora. Ainda que a Valeo seja muito conhecida no mercado, algumas pessoas não a conhecem a fundo, então, o que a gente procurou fazer aqui foi falar mais sobre a companhia, sobre os seus valores e sobre o que ela produz e os alunos e alunas têm vindo com muita vontade de conseguir um estágio, o que é muito gratificante para nós que nos dispusemos a fazer parte da Feira”.

Buscando talentos
Uma das representantes da Mars, fabricante mundial de alimentos, doces e produtos para animais de estimação, a estagiária em Engenharia Industrial na unidade de Mogi Mirim, Eduarda Rigotti, explica que o que trouxe a companhia ao evento foi “a nossa busca por talentos, pois a Mars é uma empresa que investe muito nos estagiários e nada mais justo do que vir até os futuros estagiários para captar esses talentos, tanto em vagas administrativas para o nosso escritório de Campinas, quanto para unidades fabris, como as de Guararema, Descalvado e Mogi Mirim”.

A estagiária em Engenharia Industrial na unidade de Mogi Mirim da Mars, Eduarda Rigotti, explica que o que trouxe a companhia ao evento foi “a nossa busca por talentos, pois a Mars é uma empresa que investe muito nos estagiários e nada mais justo do que vir até os futuros estagiários para captar esses talentos”.

Eduarda diz ainda que “o nosso banco de talentos para vagas efetivas está aberto, então vale a pena ficar de olho e se inscrever, porque as oportunidades são bem sazonais, bem pontuais. Aqui, particularmente, nós estivemos mais focados no nosso processo de estágio e em apresentar as inúmeras possibilidades de carreira na empresa, bem como o nosso portfólio de produtos, que inclui marcas como Whiskas, Pedigree, Snickers e Twix, por exemplo”.

Ela finaliza dizendo que “como estagiária, eu posso dizer que eventos como esse facilitam em muito a vida dos futuros profissionais”.

Importante porta de entrada
Adrieli Melo, analista de Comunicação e Cultura do Agibank, banco híbrido que busca democratizar o acesso a serviços financeiros tendo como público-alvo a população com acesso limitado à tecnologia e pouco domínio no ambiente digital, esclarece que a presença da empresa no evento se deu com o intuito de “captar pessoas de diversas áreas de negócios e tecnologia, desenvolvedores, cientistas de dados e afins, que tenham visão de inovação, de curiosidade e de agilidade para trabalhar junto com a gente em uma grande transformação digital, mas também nas áreas de produto, atendimento e comercial, que se trata da nossa rede de agências físicas, pois temos um diferencial, que é um foco muito grande em atendimento humano”.

Adrieli Melo, analista de Comunicação e Cultura do Agibank comenta que “a Feira de Estágio é uma porta de entrada importante para quem está começando agora no mundo do trabalho e para quem já tem mais experiência também. O que nós buscamos são pessoas com vontade de inovar, de transformar, de praticar o atendimento humano e de fazer o melhor pelo nosso cliente”.

Ela ressalta que uma equipe de estagiários da empresa esteve trabalhando durante todo o evento pra atender a todos que passaram pelo estande da empresa e que isso é incentivado, pois “a gente trabalha muito forte com essa questão do protagonismo e da autonomia para que as pessoas possam fazer o seu melhor. Nós buscamos pessoas com energia, com curiosidade, com essa vontade de aprender e o Agibank conta com várias iniciativas para o desenvolvimento de carreira, técnico e comportamental, para que os colaboradores possam crescer com a empresa. Em nosso programa de estágio, fazemos o estagiário rodar por diversas áreas da companhia, para que ele possa ter uma visão holística desta, e, posteriormente, nós realizamos a sua efetivação”.

“Dado isso, a Feira de Estágio é uma porta de entrada importante para quem está começando agora no mundo do trabalho e para quem já tem mais experiência também. O que nós buscamos são pessoas com vontade de inovar, de transformar, de praticar o atendimento humano e de fazer o melhor pelo nosso cliente, pois o nosso foco principal é a sua inclusão financeira. Dado isso, nós estamos de portas abertas para receber todo mundo que acredite nesse projeto”, finaliza Adrieli.

Sobre o Se Liga no Trabalho
O Se Liga no Trabalho, programa vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da PUC-Campinas, tem como propósito impulsionar a carreira dos estudantes da Universidade, ao conectar e promover o ingresso destes no mundo do trabalho através de programas de estágio.

O Se Liga no Trabalho tem como propósito impulsionar a carreira dos estudantes da PUC-Campinas ao conectar e promover o ingresso destes no mundo do trabalho através de programas de estágio.

A ideia é estimular a trabalhabilidade dos alunos e alunas e ampliar o seu conhecimento a respeito das possibilidades de atuação nas várias áreas do conhecimento, desenvolvendo competências comportamentais, empatia e habilidades interpessoais, o que contribui para a sua formação humana integral.

Além disso, o programa visa estabelecer parcerias com empresas e fornecer estrutura para o atendimento aos graduandos e docentes, que podem encontrar um vasto banco de vagas, orientação de carreira e, claro, a Feira de Estágio.

Todos os estágios realizados por estudantes da PUC-Campinas, obrigatórios ou não, devem ser formalizados através do Se Liga no Trabalho. Para saber mais sobre este, basta acessar o site do programa clicando aqui.



Daniel Bertagnoli
8 de outubro de 2025