
Reitor da PUC-Campinas participa da abertura do 9º Inova Trade Show 2022
Evento com empresas e instituições de ensino e pesquisa divulga o potencial tecnológico de Campinas
O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participou da abertura do Inova Trade Show 2022 9ª edição, realizada na manhã do dia 3 de novembro na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A feira estará aberta até dia 4 de novembro.
O Inova é realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), que reúne as principais Instituições de Ensino, de Ciência e Tecnologia e empresas do setor, além de incubadoras, associações e órgãos governamentais.
“É fundamental a participação da PUC nesse evento, em um processo que articula governo, universidades, empresas e institutos de tecnologia. Aqui a gente consegue desenvolver colaborações e a universidade também encontra seu caminho, de como oferecer ensino de qualidade atendendo a demandas da sociedade”, disse o Reitor.
Além do Reitor, que preside o Conselho Superior da Fundação Fórum Campinas Inovadora, também participam o Prefeito de Campinas Dário Saadi; Gustavo Reis, Prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC); Francisco Matturro, Secretário da Agricultura e Abastecimento de São Paulo; Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas e presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas; Marcos Guimarães de Andrade Landell, Diretor-geral do Instituto Agronômico de Campinas; e Eduardo Gurgel do Amaral, Presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora.
O presidente do Conselho da RMC, Gustavo Reis, destacou a importância do evento ao levar ao conhecimento da sociedade o que é desenvolvido nas instituições de ensino e pesquisa da região e como isso pode ajudar os gestores públicos.
“É fundamental o Inova, pois conecta as grandes ideias que saem da academia e de incubadoras à iniciativa pública. A PUC é uma referência na incubação de startups e esse evento é uma grande oportunidade de mostrar o que pode ser feito para chegar na ponta, atendendo à comunidade”, disse.
A Universidade levou para o evento resultados de pesquisas desenvolvidas em diversas áreas, em especial na de saúde e energia, além de startups que foram criadas em programas ligados ao Projeto Mescla. Também levou um robô feito totalmente no Fablab do Mescla.
O Inova conta com diversas palestras, conferências e rodadas de apresentação de projetos nas áreas de saúde, energia e alimentação por parte das instituições de ensino, de pesquisa e empresas participantes.
Professores, estudantes e pesquisadores da PUC-Campinas participam de todo o evento em palestras, debates e em um stand de 24 metros quadrados. Nele foram mostrados os projetos de diversas áreas, além de equipamentos utilizados no desenvolvimento de produtos.