50 alunos da Faefi se apresentam no IX Fórum Internacional de Ginástica

Evento acontece de 18 a 21 de outubro, no Sesc Campinas

A Faculdade de Educação Física (Faefi) da PUC-Campinas leva 50 alunos para participar do IX Fórum Internacional de Ginástica, que acontece de 18 a 21 de outubro, no Sesc Campinas.

A proposta do Fórum é ser um espaço de troca de experiências e de conhecimentos acadêmicos no que diz respeito à temática Ginástica para Todos, visando à melhor forma de desenvolvê-la. A programação vai contar com conferência, mesas temáticas, apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências em forma de pôster, cursos, festivais e lançamento de livros.

De acordo com a Profa. Dra. Giovanna Saroa, da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, que participa desde a primeira edição do evento, será um momento de encontro entre os praticantes da Ginástica Para Todos e o público. “Representarei a Faefi na abertura do evento, com a apresentação de um trabalho teórico e com apresentações de dança no sábado e domingo.  Além de mim, 50 alunos da Faculdade irão apresentar uma coreografia que será filmada por drones e transmitida simultaneamente em telões espalhados no evento”, explica.

Grupo de Dança da Profa. Giovanna Saroa.

Grupo de Dança da Profa. Giovanna Saroa – imagem de arquivo pessoal.

No domingo, haverá a participação de aproximadamente 850 ginastas vindos de todas as partes do Brasil, além de grupos internacionais da Dinamarca, Grécia, República Tcheca, México, Chile e Argentina.

Para assistir aos festivais que acontecem no Galpão Multiuso do Sesc Campinas, é necessário retirar os ingressos gratuitamente na Central de Atendimento do Sesc Campinas, com até 2h de antecedência.

Festival Semear
18/10 – 19h
Apresentações de grupos que possuem um histórico de práticas que dialogam com a teoria da Ginástica Para Todos, difundindo e semeando a modalidade por onde passam.

Festival Experimentar
19/10 – 19h
Espaço para apresentação de composições coreográficas de Ginástica para Todos que foram desenvolvidas no contexto escolar e universitário. A proposta é ampliar as possibilidades de troca entre os grupos.

Festival Compartilhar
20/10 – 19h
Clubes, academias, associações, instituições e grupos autônomos apresentam composições coreográficas que demonstram a pluralidade de formas de expressão na Ginástica Para Todos.

Festival Possibilitar
21/10 – 14h
A Ginástica para Todos pode ser praticada em qualquer contexto social e por pessoas de qualquer faixa etária, nível de performance, gênero e etnia. As apresentações desta tarde evidenciam toda a pluralidade da modalidade.

Silvia Perez de Freitas
18 de outubro de 2018