1º Desafio PUC-Campinas recebe alunos do Ensino Médio para testes de conhecimentos gerais e mapeamento de competências

Estudante vencedora receberá smartphone como premiação; edições futuras terão abrangência nacional

Estudantes de Ensino Médio do Colégio PÌO XII estiveram na Universidade nesta terça-feira, 17 de setembro, para a realização do “1º Desafio PUC-Campinas”. O evento, que terá abrangência nacional a partir de 2020, tem o objetivo de mapear as habilidades e competências dos alunos, além de orientá-los sobre as diversas possibilidades de carreiras existentes, contribuindo para a escolha profissional.

Liderada pelo “Grupo Tempos de Inovação”, pertencente ao Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE), e pela “Comissão de Inovação” – capitaneada pelo Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, e pelo Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David –, a iniciativa busca também aproximar os estudantes do ambiente universitário, com conteúdos alinhados a práticas pedagógicas inovadoras.

Na atividade, os alunos presentes foram submetidos a duas avaliações: a primeira delas on-line, por meio de um aplicativo desenvolvido pelo DDE, com questões que envolviam conhecimentos gerais, como português e matemática, e específicos, relacionados às diferentes áreas oferecidas pela Universidade, distribuídas em cinco centros – CCHSA (Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), CCV (Centro de Ciências da Vida), CEA (Centro de Economia e Administração), CEATEC (Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias) e CLC (Centro de Linguagem e Comunicação).

A 1ª fase, além de avaliar os alunos nas competências determinadas pela Base Nacional Comum Curricular, foi usada para direcionar os estudantes às áreas em que apresentaram maior aptidão. Na etapa seguinte, eles realizaram em equipes dinâmicas próprias de cada centro, com questões e práticas ligadas às 10 habilidades do futuro elencadas pelo Fórum Econômico Mundial. A lista abrange as competências profissionais no contexto da 4ª Revolução Industrial, como resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, entre outras.

Preparados com linguagem apropriada ao público-alvo e conceitos de gamificação, os exercícios geraram interesse nos alunos, que acumulavam pontos de acordo com a resolução correta dos problemas. Para o Prof. Me. Antonio Baraçal Junior, coordenador pedagógico do Colégio PIO XII, o uso de tecnologias favorece a experiência dos estudantes. “É algo condizente com os hábitos desta geração. Uma proposta inovadora torna as descobertas mais interessantes; nossos alunos se sentem mais motivados”, destaca.

O aluno do 3º ano Lucca Henrique Hermini acrescenta que o desafio é também a oportunidade de conhecer a gama de possibilidades existentes na Universidade. “Geralmente temos algumas ideias fixas de profissões na cabeça e não nos damos conta da quantidade de Cursos oferecidos. Eu aumentei a certeza pelo Design Digital e certamente essa experiência vai ajudar muita gente a se decidir”, afirma.

Vencedora do 1º Desafio PUC-Campinas, a estudante Manuela Pansonato Cópia, do 1º ano, leva como premiação um smartphone e uma recordação inesquecível. “Eu fiquei surpresa, mas bastante emocionada por fazer parte desta atividade, que foi ótima para todos nós. Foi uma experiência de conhecimento maravilhosa”, finaliza.

O Prof. Edmar Santana de Rezende, coordenador do DDE, sustenta que a expectativa é ampliar a oportunidade para estudantes de todo o Brasil. “O intuito é fazer com que eles enxerguem as próprias habilidades e como elas podem ser usadas na profissão que vão seguir para o restante da vida”, complementa.

Assista à reportagem do 1º Desafio PUC-Campinas

Vinícius Purgato