Para um grupo de voluntários da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, férias é sinônimo de trabalho. De 9 a 15 de julho, um professor e cinco alunos estarão em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, para realizar a Semana Venha Remar, que desenvolve uma série de atividades educativas com cerca de 40 crianças da comunidade.

O projeto é ligado ao Grupo de Estudos em Esportes e Atividades de Aventura (GEEAA), da Faefi, criado em 2005 e que tem como objetivo divulgar o esporte de aventura, como mergulho, surfe, escalada, canoa havaiana e trilhas, e verificar o envolvimento dos moradores daquela região com essas atividades. Há dois anos e meio, alunos e professores realizam pesquisas com moradores, turistas e agências de viagens no litoral carioca. A bordo de um veleiro, a equipe navega pela costa da ilha em busca de material que subsidie o trabalho. Mais de 300 pessoas já foram entrevistas.

Giovani Riva, 32 anos, aluno do 2º ano de Educação Física, participa pela quarta vez do projeto na Ilha Grande. O estudante conta que resolveu participar da iniciativa por conta de ser um projeto que levantava dados sobre a Ilha Grande, o qual tinha como principal objetivo descobrir a importância da influência da educação física na ilha. “Espero que esse trabalho ajude os alunos a vivenciar aquilo que se aprende na teoria, ainda mais porque a Ilha Grande é isolada e possui algumas peculiaridades. Além do mais, há uma gratificação no sentido de trabalhar melhor a relação das crianças com a comunidade. Porém, e acima de tudo, há ainda a chance de encontrar talentos escondidos e bons remadores”, disse.

Thaís Vieira Portes de Almeida, 19, também aluna do 2º ano de Educação Física, participa pela primeira vez da viagem à Ilha Grande. “O projeto é extremamente positivo, pois mostra às crianças atividades que ainda não conheciam e trabalha com algo essencial para o crescimento do ser humano: a relação interpessoal e a importância da atividade física. Espera que o Venha Remar desperte o interesse de mais alunos de Educação Física e chame a atenção de outras faculdades para que todos possam trabalhar em conjunto”, declarou.

Parceria

O grupo da Educação Física conta com a ajuda de outra faculdade da PUC-Campinas. Cinco alunos do 4º ano de Jornalismo realizaram um projeto de comunicação para o Venha Remar como parte da disciplina Jornalismo Empresarial e Institucional, ministrada pela professora Cecília Toledo. “Nosso principal objetivo foi dar visibilidade ao projeto social desenvolvido em parceria com a Faculdade de Educação Física e a idéia é continuarmos por conta própria a assessoria a eles”, conta a aluna Lara Berol.

De acordo com o professor da Faefi e um dos coordenadores do projeto, Roberto da Silva Júnior, durante o trabalho do grupo na ilha, alguns problemas foram identificados na região, como o uso de drogas e a questão do lixo.

Inicialmente, os voluntários optaram em desenvolver ações mais intensivas com a comunidade na problemática do lixo. Entre as propostas, está a confecção de um gibi educativo, cujo roteiro será feito pelo jornalista Dario Carvalho Júnior, o DJ, especializado em Histórias em Quadrinhos (HQ) e professor da PUC-Campinas. A ilustração será feita pelo cartunista Bira. O gibi deverá ser concluído entre agosto e setembro e terá como personagens algumas crianças da comunidade.

10 de julho de 2007