Vitalità traz programação em celebração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa e comemora dois anos de atuação

Centro, que é referência internacional no cuidado com os idosos, terá coral e palestras nesta quarta-feira, dia 5 de outubro

O Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas – trará uma programação especial na manhã desta quarta-feira, 5 de outubro, em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa Idosa. Uma palestra sobre a cultura intergeracional e também apresentação de corais estão na agenda.

A programação especial começa logo pela manhã, às 8h45, com a Exposição de fotos 60+: “Intergeracionalidade”, que estará montada no Hall de entrada do Auditório do Campus I. Logo depois, está programada uma palestra com a Profa. Dra. Samila Sathler Tavares Batistoni, sobre Cultura Intergeracional no combate ao Idadismo (que é o nome dado ao preconceito em razão da idade), que será realizada no Auditório.

A manhã também terá seu tom musical com a apresentação conjunta dos corais do Colégio Pio XII, Universitários do Centro de Cultura e Arte (CCA) e idosos participantes do Vitalità, Centro de Envelhecimento e Longevidade PUC-Campinas.

“Trata-se de um momento importante para reflexão sobre as oportunidades e desafios impostas pelo envelhecimento populacional, mas principalmente sobre o papel da pessoa idosa na sociedade. Lembramos que a garantia de que todas as pessoas possam envelhecer de forma ativa deve ser, muito mais do que uma ação individual, uma ação coletiva”, afirma o Gestor do Centro, Prof. Me. Vanderlei Palandrani Júnior.

Confira a homenagem feita pela PUC-Campinas ao idoso:

Dois anos de conquistas

Além da data internacional, o Vitalità tem mais motivos para comemorar. No último dia 29 de setembro, o Centro completou dois anos de atividade, com muitas conquistas ao longo da trajetória. Entre elas, foi destaque em workshop promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O evento aconteceu durante a 7ª Conferência Internacional de Educação Adulta (CONFINTEA VII), organizada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, Coordenadora Acadêmica do curso de Gerontologia e Geriatria e professora responsável pelo Vitalità, foi convidada a palestrar sobre a experiência com estudos, projetos e atividades voltadas à população idosa.

Todo esse olhar fez com que a PUC-Campinas se tornasse a primeira universidade da América Latina a ingressar no grupo da Rede Internacional de Universidades Amigas do Idoso. A associação reúne mais de 70 instituições de ensino superior na Europa, Ásia e América do Norte e é uma iniciativa da Dublin City University (DCU), da Irlanda.

A PUC-Campinas, através do Vitalità, leva também a expertise obtida nesses dois anos de atividades e oficinas, além de estudos sobre os idosos, para outras universidades, como a USAT, do Peru.

Em dois anos, foram mais de 700 inscritos nas mais diversas oficinas oferecidas – desde profissionalizantes até voltadas para o bem-estar, artes e capacitação. Foram 261 participantes remotos e 244 presenciais, no total de 24 oficinas.

Tudo isso voltado a um público a partir de 60 anos, e com adeptos que viraram verdadeiros sócios das atividades, como a Iolanda Picolotti Corrêa, de 86 anos, que iniciou com atividades físicas e hoje participa de várias oficinas, como de canto e de hortas. “Eu acho ótimo, muito bom, porque além de trazer alegria, traz bastante exercícios para melhorar o nosso físico. Todos se esforçam, cada um faz do jeito que pode. Estou desde o começo, não faltei nenhum dia”, reforça, orgulhosa.

Oficinas de outubro têm inscrições abertas

Todas as oficinas do Vitalità são gratuitas e abertas para moradores de toda a região de Campinas. É possível acessar todas as modalidades que estão com inscrições abertas clicando aqui ou entrando em contato pelo WhatsApp: (19) 99840.0455. Confira ao lado todas as opções no Campus I e no Campus II da Universidade.

Carlos Giacomeli
1 de outubro de 2022