Vitalità realiza seu II Fórum de Envelhecimento e Longevidade

O evento contará com palestras, debates e apresentações culturais

A PUC-Campinas realiza seu II Fórum Vitalità de Envelhecimento e Longevidade com abertura no dia 17 de novembro, das 9h às 12h, no Auditório Biblioteca do Campus II. O evento é organizado pelo Centro de Envelhecimento e Longevidade Vitalità e contará com palestras, mesas redondas e apresentações culturais, além de oficinas no Campus I no dia 22. O tema será Década do Envelhecimento Saudável.

O auditório da abertura tem 150 vagas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

O Vitalità  foi criado pela Universidade, que se tornou a primeira da América Latina a receber o selo Amiga do Idoso, para desenvolver atividades diversas, cursos, pesquisas e projetos voltados especialmente para o público 60+. Centenas de pessoas participam dessas atividades, realizadas on-line ou presencialmente, na sede do Vitalità no Campus I ou em eventos no Campus II.

Confira a programação de atividades

Cerimônia de abertura

17 de novembro – 9h

Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e

Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi

Apresentação do Coral Vitalità

Mesa redonda: Década do envelhecimento saudável

Saúde no curso de vida: construção individual ou coletiva?

Profa. Ms. Rosalía Matera Aves

Promoção das capacidades das pessoas idosas:  comunidades amigáveis

Profa. Dra. Samila Batistoni

Moderadora: Profa. Mariana Reis Santimaria

Participação do público com perguntas.

Painel: Experiências amigáveis no combate ao idadismo

Ações do Vitalità na Década do Envelhecimento Saudável – A Universidade Amiga do Idoso

Gisele Brides Prieto e Vanderlei Palandrani Junior (Vitalità)

Experiências amigáveis à pessoa idosa: Itaú Viver Mais

Anna Carolina Mires (Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Viver Mais)

Experiência de uma Cidade Amiga da Pessoa Idosa –

Karla Borghi (Conselho Municipal do Idoso – Campinas)

Participação do público com perguntas.

22 de novembro – Oficinas

Campus I – CLC – H7 – sala 845

100 vagas

Roda de Conversa 60+: Velhice como Etapa de Vida

Redes sociais na velhice – Dona Eunice e seu neto Vitor compartilharão as experiências que iniciaram na pandemia com o instagram e gravação de músicas (repercussão mídia local).

Campus I – CLC – H7 – sala 845A

50 Vagas

Oficina 1: Cuidados com a Saúde depois dos 60

Em meio a década do envelhecimento saudável declarada pela OMS (2021-2030), no formato de roda de conversa presencial, profissionais da área da saúde apresentarão conceitos importantes para a promoção da saúde, prevenção de doenças com foco em envelhecimento saudável.

Prof. Anderson de Moraes (Educação Física)

Profa. Maria Luísa Gazabim Simões Ballarin (Terapia Ocupacional)

Profa. Monise Cocetti (Nutrição)

Público alvo: pessoas 60+

Campus I – CLC – H7 – sala 848

Oficina 2: Fotos, Memória e Biografia

Uma oportunidade para aprendizagem de recursos tecnológicos para tirar um belo retrato que ficará na memória de toda família. A oficina abordará a importância da fotografia como recurso de estimulação da memória afetiva e composição biográfica em um resgate histórico e cultural.

Responsável: Profa. Ciça Toledo

Público alvo: pessoas 60+; acadêmicos

Campus I – CLC – H7 – sala 849A

Oficina 3: Moda e Longevidade

Quer saber se você está na moda? Ou melhor. Quer aprender como lançar a sua própria moda? Então aqui você encontrará informações para criar, recriar e inovar em sua forma de interpretar e exercer estilo e personalidade na longevidade.

Responsável: Andrea Andery

Público alvo: pessoas 60+

Campus I – CLC – H7 – sala 849

50 vagas

Oficina 4: Jornada de Design Thinking: Universidade amiga do Idoso no combate ao idadismo

Quer construir um ambiente de respeito e valorização das relações intergeracionais? Está no lugar certo. Queremos ouvir pessoas de todas as idades para criar estratégias de combate ao Idadismo e construir uma Universidade cada vez mais engajada com os princípios da Universidade Amiga do Idoso.

Mariana Reis Santimaria

Tômas Sniker