Vitalità realiza oficina com foco na saúde da mulher

Objetivo é que mulheres idosas possam pensar e discutir sobre o envelhecimento feminino e suas relações com a saúde e o cuidado

O Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas – realizou uma oficina sobre a Saúde da Mulher, focada em discutir o envelhecimento feminino e também sobre o cuidado. A atividade foi criada por meio de uma parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) – programa de especialização lato-sensu, na modalidade de residência, que conta com profissionais das áreas de: enfermagem, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, fonoaudiologia, ciências farmacêuticas e serviço social.

Conduzida por uma equipe multiprofissional, a atividade oferecida está dentro da oficina “EnvelheSer Saudável”, que acontece todas as terças-feiras, com o objetivo de trazer para os participantes temas e vivências diversas a partir do interesse dos participantes sobre o processo de envelhecimento.

No primeiro encontro, a equipe foi composta por enfermeiro, terapeuta ocupacional, psicólogo e fisioterapeuta. Por meio de uma roda de conversa, os participantes receberam informações sobre o envelhecimento feminino e a importância de uma visão integral sobre a saúde para a promoção do envelhecimento ativo.

“Além dos benefícios direcionados a público do Centro, essa parceria também oportuniza aos residentes a educação em serviço, pois o acesso ao público sênior permitirá o desenvolvimento de habilidades clínico-assistências específicas à saúde da mulher, com foco nos processos de envelhecimento”, explica Karina de Carvalho Magalhães, Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher.

“Nós da equipe do Vitalità estamos muito felizes com essa parceria, que agrega muito tanto para este público quanto para as residentes, trabalhando na perspectiva das ações e convívio intergeracional dentro da Universidade”, reforça Gisele Brides, professora responsável pelo Vitalità.

Carlos Giacomeli
21 de maio de 2023