Vitalità realiza II Fórum de Envelhecimento e Longevidade

Palestras começaram nesta quinta-feira, 17 de novembro, e programação segue até dia 22

Começou nesta quinta-feira, 17 de novembro, o II Fórum de Envelhecimento e Longevidade do Vitalità, da PUC-Campinas. A abertura foi realizada no auditório da Biblioteca do Campus II, às 9h. Além de palestras, o Centro de Envelhecimento e Longevidade oferecerá oficinas no Campus I, no dia 22 de novembro.

A abertura oficial contou com uma apresentação do Coral do Vitalità e uma mesa redonda sobre a “Década do envelhecimento saudável”, com a participação da Profa. Ms. Rosalía Matera Aves, a Profa. Dra. Samila Batistoni e a Profa. Mariana Reis Santimaria. Depois houve abertura para perguntas.

Também foi realizado um painel sobre experiências amigáveis no combate ao idadismo – que é o preconceito que se dá em razão da idade. O painel foi apresentado por Gisele Brides Prieto e Vanderlei Palandrani Junior. Estavam na programação desta quinta também “Experiências amigáveis à pessoa idosa: Itaú Viver Mais”, com Anna Carolina Mires (Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Viver Mais) e Experiência de uma Cidade Amiga da Pessoa Idosa, com Karla Borghi (Conselho Municipal do Idoso de Campinas).

A programação prossegue com oficinas na semana que vem. Confira abaixo.

22 DE NOVEMBRO – OFICINAS

Campus I – CLC – H7 – sala 845

100 vagas

Roda de Conversa 60+: Velhice como Etapa de Vida

Redes sociais na velhice – Dona Eunice e seu neto Vitor compartilharão as experiências que iniciaram na pandemia com o Instagram e gravação de músicas (repercussão mídia local).

Campus I – CLC – H7 – sala 845A

50 Vagas

Oficina 1: Cuidados com a Saúde depois dos 60

Em meio a década do envelhecimento saudável declarada pela OMS (2021-2030), no formato de roda de conversa presencial, profissionais da área da saúde apresentarão conceitos importantes para a promoção da saúde, prevenção de doenças com foco em envelhecimento saudável.

Prof. Anderson de Moraes (Educação Física)

Profa. Maria Luísa Gazabim Simões Ballarin (Terapia Ocupacional)

Profa. Monise Cocetti (Nutrição)

Público alvo: pessoas 60+

Campus I – CLC – H7 – sala 848

Oficina 2: Fotos, Memória e Biografia

Uma oportunidade para aprendizagem de recursos tecnológicos para tirar um belo retrato que ficará na memória de toda família. A oficina abordará a importância da fotografia como recurso de estimulação da memória afetiva e composição biográfica em um resgate histórico e cultural.

Responsável: Profa. Ciça Toledo

Público alvo: pessoas 60+; acadêmicos

Campus I – CLC – H7 – sala 849A

Oficina 3: Moda e Longevidade

Quer saber se você está na moda? Ou melhor. Quer aprender como lançar a sua própria moda? Então aqui você encontrará informações para criar, recriar e inovar em sua forma de interpretar e exercer estilo e personalidade na longevidade.

Responsável: Andrea Andery

Público alvo: pessoas 60+

Campus I – CLC – H7 – sala 849

50 vagas

Oficina 4: Jornada de Design Thinking: Universidade amiga do Idoso no combate ao idadismo

Quer construir um ambiente de respeito e valorização das relações intergeracionais? Está no lugar certo. Queremos ouvir pessoas de todas as idades para criar estratégias de combate ao Idadismo e construir uma Universidade cada vez mais engajada com os princípios da Universidade Amiga do Idoso.

Mariana Reis Santimaria

Tômas Sniker