Vitalità ganha novo prédio para desenvolvimento de atividades no Campus I

O centro de envelhecimento e longevidade da PUC-Campinas desenvolve projetos voltados ao público 60+

A PUC-Campinas inaugurou neste dia 23 de junho, dentro das comemorações dos seus 80 anos, o prédio que abrigará o Vitalità, Centro de Envelhecimento e Longevidade da Universidade. O centro foi inaugurado em 2020 e tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas, cursos, atividades, serviços e projetos diversos voltados ao público 60+, envolvendo todos os cursos e setores da Universidade. A nova sede, no Campus I, centralizará a maior parte dessas atividades e treinamento.

“Contar com a presença de pessoas experientes em diversas áreas profissionais e do conhecimento também ajuda nossos jovens a olhar sua experiência atual e suas experiências futuras. Essa convivência com pessoas 60+ traz sabedoria aos jovens”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Também esteve na inauguração o Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas D. João Inácio Müller. “O Papa Francisco lembra em um de seus textos que, quando pensava em descansar, aos 76 anos, Deus chamou ele para começar uma nova missão. Ele teve que se reinventar aos 76 anos e hoje é o grande líder mundial que circula com leveza e liberdade por todos os campos e culturas”, disse.

Participaram da inauguração o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, professores e funcionários que fazem parte do projeto Vitalità, além dos Pró-Reitores. O centro envolverá todos os centros e cursos da Universidade em suas atividades.

Há na sede salas com diversas finalidades, um auditório, um laboratório, jardim e até uma horta. Além disso, o centro conta com toda a infraestrutura e recursos humanos da PUC-Campinas para a realização de atividades e oficinas oferecidas ao público externo. As ações presenciais só serão retomadas após a liberação das autoridades sanitárias.

Veja o que há na sede do Vitalità

Sala de Recepção: para atendimento e acolhimento dos visitantes e participantes;

Auditório: para reuniões, palestras, eventos etc.

Sala Empreende Sênior: para reuniões, serviços de consultorias, trabalhos coletivos e orientações para planos de negócios e atividades empreendedoras.

Laboratório de Longevidade Digital: para atividades de aprendizado, aprimoramento e engajamento tecnológico do público 60+.

Sala de Reuniões: para atividades coletivas, reuniões e atendimento ao público externo.

Sala de Oficinas: para realização das diferentes oficinas e atividades oferecidas ao público 60+.

Jardim Externo: para interação, convivência e bem estar do público 60+.

Horta externa: espaço para o plantio e cultivo de hortaliças.

Estacionamento próprio.

Marcelo Andriotti