Vitalità é credenciado pelo Conselho Municipal do Idoso

Certificado entregue nesta terça-feira é mais um reconhecimento do trabalho realizado pelo Centro com o público idoso

O Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas recebeu nesta terça-feira (4) o certificado de credenciamento junto ao Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Campinas. O documento foi entregue por José Alberto Macedo Nogueira, presidente do CMI, e Karla de Castro Borghi, vice-presidente do CMI, em evento no Campus II da Universidade. Receberam o certificado a Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira (Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e  Extensão), a Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, Coordenadora Acadêmica do curso de Gerontologia e Geriatria e professora responsável pelo Vitalità, o Prof. Dr. Vanderlei Palandrani Júnior, Gestor do Vitalità e a Profa. Me. Gisele Brides Prieto Casacio.

“Estar credenciado ao Conselho Municipal do Idoso traduz o reconhecimento do trabalho já realizado em atenção ao público 60+ e enaltece o compromisso da Universidade com parcerias e projetos para a promoção da cultura do envelhecimento ativo, atendendo às necessidades do público sênior e estimulando o convívio e a solidariedade intergeracional”, comentou o Prof. Dr. Vanderlei Palandrani Júnior.

Além do mérito de ter correspondido às exigências para se tornar um membro credenciado pelo sucesso das ações realizadas pelo Vitalità, o certificado faz com que o Centro também abra outras portas para tentar ampliar a atuação, com base em parcerias e participação em editais que envolvem fomento para ampliação das propostas de projetos que atendam às necessidades do público sênior.

Universidade Amiga do Idoso

A PUC-Campinas é a primeira universidade da América do Sul a conquistar o título de integrante da Rede Internacional de Universidades Amigas do Idoso. A associação reúne mais de 70 instituições de ensino superior na Europa, Ásia e América do Norte e é uma iniciativa da Dublin City University (DCU), da Irlanda.

O Centro também foi destaque em workshop promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) durante a 7ª Conferência Internacional de Educação Adulta (CONFINTEA VII), organizada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no ano passado, em Marraquexe, no Marrocos, em formato híbrido. A Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria,  foi convidada a palestrar sobre a experiência com estudos, projetos e atividades voltadas à população idosa, que tem ganhado destaque e crescido muito desde a criação do Centro.

Carlos Giacomeli
5 de abril de 2023