Valor da cesta básica cai em Campinas após quatro meses de alta

O custo da cesta ainda apresenta alta acumulada de 4,99% em 2024

O Observatório PUC-Campinas divulga o custo da cesta básica e variações de preços na cidade de Campinas referente ao mês de março de 2024. Após quatro altas consecutivas, o custo da cesta básica apresentou recuo de 1,53% no mês de março de 2024, atingindo R$ 749,67.  O estudo é coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa com assistência de Alex Antônio Villalta Nunes.

Esse recuo acompanha o ocorrido em 8 das 16 capitais do país com preço acompanhados pelo DIEESE. Apesar do recuo em março, no ano de 2024 a cesta apresenta alta acumulada de 4,99%. No comparativo com as 17 capitais cujos custos da cesta básica são apurados pelo DIEESE, Campinas coloca-se em 5º lugar.

Clique aqui para ver estudo completo

Considerando-se o custo da cesta e a preconização de que o salário-mínimo seja suficiente para a aquisição de três cestas, o valor do salário-mínimo necessário deveria ser de R$ 2.249,02. Ainda, com os valores atualizados, uma só cesta básica compromete 53,1 % do valor do salário-mínimo vigente.

No ano de 2024 o custo da cesta básica na cidade de Campinas apresenta alta acumulada de 4,99%. Esse valor é obtido pela comparação entre o valor mês de março (R$ 749,67) com aquele que vigorara em dezembro/23 (R$ 714,04).

“No final de 2023, e início do corrente ano, em virtude de sazonalidades e restrições de oferta de alguns produtos o valor da cesta básica elevou-se em um ritmo preocupante, projetando alta acima da inflação. A redução observada em março é uma sinalização importante de que esse ciclo de altas possa se encerrar, com o ajuste nas cadeias desses alimentos”, disse o Prof. Pedro.

O Item que apresentou maior queda no mês foi a batata, com a significativa redução de 24,32%. Outros itens que apresentaram redução importante foram a farinha (7,45%), óleo (4,28%) e o arroz (1,45%). Entre as altas, a maior foi a do leite (6,96%), seguido do tomate (4,21%) e da banana (1,56%).

Apesar da forte queda no mês de março, a batata acumula alta de (3,07%) no ano. Importante notar as importantes altas acumuladas do feijão, arroz, tomate e banana, todos com variações acumuladas acima dos 10 pontos percentuais no ano.

Marcelo Andriotti
11 de abril de 2024