Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Universidade sedia eleição do Conselho de Desenvolvimento da RMC

Prefeito de Campinas foi escolhido presidente do grupo composto por 20 municípios

Na manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro, o espaço Mescla da PUC-Campinas foi palco da 243ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC), organizada pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp). O encontro marcou a primeira reunião do ano e contou com a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, que fez a abertura do evento, e o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, anunciado como novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC.

“Para a Universidade é uma alegria recebê-los e apoiar a realização deste encontro, reconhecendo a importância da Agência Metropolitana de Campinas. Também gostaria de ressaltar a importância dos senhores prefeitos na condução dos municípios que compõem toda a região, que, cada vez mais, tem se voltado a projetos inovadores, com destaque em São Paulo e em todo país. A PUC-Campinas está à disposição de todos para desenvolver projetos em parceria com todos os municípios”, disse o Reitor em sua fala inicial. Ele também aproveitou para convidar os prefeitos a conhecerem toda a estrutura de inovação do Mescla e dos laboratórios de tecnologia, tendo em vista futuros projetos em conjunto.

Estiveram presentes no evento, além do Reitor da PUC-Campinas, o presidente anterior do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis; o Diretor-Executivo da Agência, Eliziário Barbosa e os diretores adjuntos, Sandra Lanças e Valdeci Coleta, a Assessora Técnica e Secretária Executiva do Conselho de Desenvolvimento da RMC Vera Rodrigues; e a Secretária Executiva da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Dra. Priscilla Perdicaris; prefeitos das cidades da RMC, além de representantes da Secretaria de Segurança Pública, e Secretaria da Saúde Estadual, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Habitação, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Defesa Civil. Os presentes discutiram as diretrizes para o desenvolvimento regional e alinharam ações conjuntas para o ano de 2025.

Entre as principais pautas estava a escolha de um novo presidente para o Conselho de Desenvolvimento da RMC. Ao final, o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi escolhido para o cargo, tendo como vice-presidente o Prefeito de Santa Bárbara d’ Oeste, Rafael Piovezan e Vera Rodrigues, reconduzida como Secretária Executiva do Conselho de Desenvolvimento da RMC e do Conselho de Orientação do Fundo Metropolitano de Campinas.

O prefeito Dário Saadi agradeceu a PUC-Campinas por receber o encontro e pelo comprometimento com as questões que compreendem a RMC. “Nós passamos juntos pela pandemia, e, nesse período, foi comprovada a importância da Região Metropolitana, principalmente das cidades conurbadas, que praticamente não têm limites. São cidades que, em caso de uma de uma crise sanitária como foi a pandemia, necessitam de ações conjuntas. Agora, temos outros desafios, principalmente nas áreas da saúde e das mudanças climáticas. É importante que a região tenha todas as ações em conjunto com as vinte cidades”, comentou Dário Saadi.

A reunião também abordou a prestação de contas, com análise dos recursos financeiros do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas – Fundocamp no exercício de 2024; a aprovação de valores: definição do repasse de recursos financeiros pelos municípios da RMC ao Fundocamp para o exercício de 2025; projetos regionais: e deliberações sobre o “Centro de Operações de Emergência (COE)” nos municípios de Pedreira e Monte Mor.

Divulgação/PMC

A Agemcamp

A Agemcamp é uma autarquia estadual, ligada a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, responsável por planejar, coordenar e implementar políticas de desenvolvimento integrado na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Ela atua como um órgão de articulação entre os municípios da região, promovendo ações conjuntas em áreas como: planejamento urbano e territorial; meio ambiente; desenvolvimento econômico; saúde, educação e segurança pública.



Carlos Giacomeli
17 de fevereiro de 2025