
Universidade sedia eleição do Conselho de Desenvolvimento da RMC
Prefeito de Campinas foi escolhido presidente do grupo composto por 20 municípios
Na manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro, o espaço Mescla da PUC-Campinas foi palco da 243ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC), organizada pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp). O encontro marcou a primeira reunião do ano e contou com a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, que fez a abertura do evento, e o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, anunciado como novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC.
“Para a Universidade é uma alegria recebê-los e apoiar a realização deste encontro, reconhecendo a importância da Agência Metropolitana de Campinas. Também gostaria de ressaltar a importância dos senhores prefeitos na condução dos municípios que compõem toda a região, que, cada vez mais, tem se voltado a projetos inovadores, com destaque em São Paulo e em todo país. A PUC-Campinas está à disposição de todos para desenvolver projetos em parceria com todos os municípios”, disse o Reitor em sua fala inicial. Ele também aproveitou para convidar os prefeitos a conhecerem toda a estrutura de inovação do Mescla e dos laboratórios de tecnologia, tendo em vista futuros projetos em conjunto.
Estiveram presentes no evento, além do Reitor da PUC-Campinas, o presidente anterior do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis; o Diretor-Executivo da Agência, Eliziário Barbosa e os diretores adjuntos, Sandra Lanças e Valdeci Coleta, a Assessora Técnica e Secretária Executiva do Conselho de Desenvolvimento da RMC Vera Rodrigues; e a Secretária Executiva da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Dra. Priscilla Perdicaris; prefeitos das cidades da RMC, além de representantes da Secretaria de Segurança Pública, e Secretaria da Saúde Estadual, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Habitação, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Defesa Civil. Os presentes discutiram as diretrizes para o desenvolvimento regional e alinharam ações conjuntas para o ano de 2025.
Entre as principais pautas estava a escolha de um novo presidente para o Conselho de Desenvolvimento da RMC. Ao final, o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi escolhido para o cargo, tendo como vice-presidente o Prefeito de Santa Bárbara d’ Oeste, Rafael Piovezan e Vera Rodrigues, reconduzida como Secretária Executiva do Conselho de Desenvolvimento da RMC e do Conselho de Orientação do Fundo Metropolitano de Campinas.
- Divulgação/PMC
- Divulgação/PMC
O prefeito Dário Saadi agradeceu a PUC-Campinas por receber o encontro e pelo comprometimento com as questões que compreendem a RMC. “Nós passamos juntos pela pandemia, e, nesse período, foi comprovada a importância da Região Metropolitana, principalmente das cidades conurbadas, que praticamente não têm limites. São cidades que, em caso de uma de uma crise sanitária como foi a pandemia, necessitam de ações conjuntas. Agora, temos outros desafios, principalmente nas áreas da saúde e das mudanças climáticas. É importante que a região tenha todas as ações em conjunto com as vinte cidades”, comentou Dário Saadi.
A reunião também abordou a prestação de contas, com análise dos recursos financeiros do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas – Fundocamp no exercício de 2024; a aprovação de valores: definição do repasse de recursos financeiros pelos municípios da RMC ao Fundocamp para o exercício de 2025; projetos regionais: e deliberações sobre o “Centro de Operações de Emergência (COE)” nos municípios de Pedreira e Monte Mor.

Divulgação/PMC
A Agemcamp
A Agemcamp é uma autarquia estadual, ligada a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, responsável por planejar, coordenar e implementar políticas de desenvolvimento integrado na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Ela atua como um órgão de articulação entre os municípios da região, promovendo ações conjuntas em áreas como: planejamento urbano e territorial; meio ambiente; desenvolvimento econômico; saúde, educação e segurança pública.