Universidade promove campanha para conscientizar comunidade interna sobre o câncer de mama

Alunos, professores e funcionários são convidados a enviar fotos, vídeos e depoimentos de incentivo à prevenção

A PUC-Campinas, por meio do Departamento de Medicina do Trabalho (DMT), promove durante este mês, que marca o movimento internacional “Outubro Rosa”, campanha para conscientizar sua comunidade interna sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. Para isso, a Universidade convoca alunos, professores e funcionários a enviar fotos, vídeos e depoimentos, vestidos com uma camiseta rosa, exprimindo apoio à iniciativa. O material deve ser enviado para o e-mail drh.recrutamento@puc-campinas.edu.br entre 12 e 16 de outubro.

O conteúdo será utilizado para a criação de um painel de imagens e de um vídeo institucional, a fim de estimular a adesão à campanha e à realização de exames preventivos para o diagnóstico do câncer de mama. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é a segunda maior causa de óbitos entre as mulheres no Brasil. Segundo o último estudo feito pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o câncer de mama está entre os três tipos de maior incidência no mundo.

Organizada também pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da PUC-Campinas, a ação busca compartilhar informações e ampliar a compreensão da comunidade interna sobre o tema. O diagnóstico precoce aumenta consideravelmente a probabilidade de cura.

Sinais e sintomas

– Caroço (nódulo) endurecido e geralmente indolor

– Alteração no bico do peito

– Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço

– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

– Saída espontânea de líquido de um dos mamilos

Fatores de risco

Além do histórico familiar e da idade (a partir dos 50 anos), outros fatores podem ser:

– Excesso de peso

– Má alimentação

– Sedentarismo

– Tabagismo

– Consumo de bebida alcoólica

– Praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas

– A amamentação também é considerada como fator de risco

Tratamento

– Depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor

– Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Fonte: INCA

Vinícius Purgato