Universidade faz convênio com associação e Secretaria de Itatiba para realização de concursos

Professores participarão como jurados e escolherão textos e desenhos que comporão coletâneas

A PUC-Campinas assinou um convênio com a AEPTI (Associação dos Escritores, Poetas e Trovadores de Itatiba) e a Secretaria Municipal de Educação do município para participar da realização de concursos literários. Os concursos são voltados para estudantes e divididos por nível escolar e estilo literário.

“Os concursos, promovidos pela AEPTI, representam orgulho para a cidade de Itatiba, desafio e motivação para sua população e uma nova e fecunda forma de contribuição com que a PUC-Campinas realiza sua missão institucional neste município pertencente à RMC – Região Metropolitana de Campinas”, disse o Pró-Reitor de Graduação da PUC-Campinas, Prof. Me. Paulo Moacir Godoy Pozzebon.

Os professores do CLC (Centro de Linguagem e Comunicação) da PUC-Campinas compõem a banca julgadora, fazendo a seleção dos trabalhos que farão parte de livros de coletâneas. Esses livros serão publicados com os melhores textos e desenhos e terão supervisão dos professores.

“O Convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas certamente propiciará novos horizontes e novas técnicas, levando a um aperfeiçoamento que enriquecerá a todos os participantes”, disse Regina Elisabete Franco da Silva, presidente da AEPTI.

Fazem parte do convênio três concursos. São eles:

Concurso Literário “Revelando Talentos” – Ensino Médio: Concurso literário dirigido a escolas de Ensino Médio do Município de Itatiba, públicas e privadas, com o tema “O que a sociedade aprendeu com a Pandemia”, em que os participantes devem redigir um texto dissertativo

XXI Concurso Literário Infanto-Juvenil – Ensino Fundamental (4º ao 9º ano): Concurso literário dirigido a classes do 4º ao 9º ano de escolas de Ensino Fundamental do Município de Itatiba, públicas e privadas, em que os participantes devem redigir um texto atendendo aos seguintes gêneros, conforme o ano escolar, de acordo com o Regulamento em anexo: 4º ano – Fábula (reescrita); 5º ano – Conto de Aventura ou de Assombração (autoria); 6º ano – Conto de Mistério (Autoria); 7º ano – Poema (Autoria); 8º ano – Cordel (Autoria); 9º ano – Crônica (Autoria).

XVI Concurso de Desenho Infanto-Juvenil – Ensino Fundamental (1º ao 9º ano): Concurso de desenho dirigido a escolas de Ensino Fundamental do Município de Itatiba, públicas e privadas, em que os estudantes do 1º ao 9º ano participam com um desenho em preto e branco, com tema livre.

Marcelo Andriotti
28 de julho de 2021