Universidade desenvolve uma série de serviços on-line para facilitar vida dos alunos

A partir de fevereiro será possível fazer a certificação digital de diversos documentos exigidos pelo MEC

A PUC-Campinas disponibilizará no mês de fevereiro a certificação digital de diversos documentos exigidos por portaria do MEC, como Certificado de Conclusão de Curso, Histórico Escolar e Diploma. Essa é mais uma de várias inovações tecnológicas implantadas pela Universidade para facilitar as atividades dos estudantes, professores e funcionários durante a pandemia.

“Em 2020, a PUC-Campinas, assim como todas as universidades, precisou passar por profundas inovações. Muitas delas já estavam planejadas, mas num tempo maior de execução. A pandemia trouxe consigo a necessidade de atendermos nosso aluno à distância, não só com ensino remoto, mas também com a utilização de tecnologia disponível com qualidade e amigável a todas as gerações”, disse Margareth Ortiz de Camargo, gerente do NTIC (Núcleo da Tecnologia de Informação e Comunicação).

Atualmente, o aluno da PUC-Campinas pode realizar a inscrição no Vestibular, aulas remotas e até receber toda documentação de conclusão de curso sem a presença física na Universidade para garantir toda a segurança possível.

“Sem a presença do aluno na Universidade, tivemos que fazer a transformação digital acontecer bem mais rápido do que o planejado. Trabalhamos até o meio do ano de 2020 com os documentos digitalizados e disponibilizados aos alunos no Portal do Aluno”, disse Margareth.

Também foi implantado o Vestibular On-Line, para o qual os inscritos conseguem enviar pelo site todos os documentos necessários.

Em caso de aprovação, o contrato é assinado digitalmente pelo aluno ou por seus responsáveis. As solicitações de documentos são feitas pelo Portal do Aluno e os documentos disponibilizados em arquivos digitais.

Marcelo Andriotti
25 de janeiro de 2021