Universidade cria ferramenta que reúne vagas de estágio

Banco de Vagas aproxima alunos das oportunidades e amplia participação em processos seletivos

Por Nicole Almeida*

A PUC-Campinas, por intermédio do Escritório de Talentos e Carreiras, oferece aos alunos uma nova ferramenta que visa facilitar o acesso às oportunidades no mercado de trabalho: trata-se do Banco de Vagas, canal que reúne as vagas disponíveis nas áreas de atuação dos estudantes e possibilita a participação em processos seletivos.

Para acessá-lo, o aluno deve procurar pela opção ‘estágios’ na Área Logada, e seguir as instruções para a listagem nas vagas disponíveis. Na ocasião, existe a possibilidade de encontrar detalhes sobre as posições oferecidas, além do encaminhamento de currículos para as empresas contratantes.

O Escritório de Talentos e Carreiras, que somou 6.879 contratos de estágios obrigatórios desde 2017, também oferece aos estudantes auxílio para a elaboração de currículos e portfólios, bem como orientações comportamentais, de modo a prepará-los para a realização dos processos seletivos. “Nosso objetivo é fazer com que todos os alunos estagiem e melhorem o currículo para conseguir, no futuro, um emprego”, afirmou a Profa. Dra. Rosemary Bars Mendez, que coordena o departamento.

As iniciativas, que também abrem espaço ao diálogo com as empresas – que podem cadastrar suas vagas no site da Universidade –, surgem em meio a um cenário desfavorável aos jovens: segundo a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), cerca de 48.470 pessoas entre 18 e 24 anos estão sem emprego na cidade. O número, referente ao mês de agosto, indica que mais de 20% desta população está sem ocupação, quase o dobro da taxa geral de desempregados em Campinas, que ficou em 11,59% no mesmo período.

A Profa. Dra. da Faculdade de Economia Eliane Navarro Rosandiski, que analisa periodicamente os dados de Trabalho, Renda e Emprego da Região Metropolitana de Campinas (RMC) através do Observatório PUC-Campinas, avalia que dois fatores são determinantes para impulsionar o jovem para o mercado de trabalho: a renda familiar e as experiências prévias, como o estágio, que garantem mais oportunidades.

“Portanto, a ferramenta criada pela instituição, que auxilia no mapeamento das necessidades das empresas e dos requisitos que os estudantes precisam preencher, é certamente positiva. Com a inserção nos estágios, os jovens já se preparam para os processos seletivos no futuro”, destacou a docente.

Para mais informações, os alunos podem acessar o site do Escritório de Talentos e Carreiras ou ligar para o telefone (19) 3343-7201.

*Estagiária sob supervisão do Departamento de Comunicação

Vinícius Purgato