Universidade assina acordo para desenvolver projetos com o Sebrae

Objetivo é atuar em conjunto para estimular o empreendedorismo junto a estudantes de todos os cursos

A PUC-Campinas e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) firmaram nesta segunda-feira (06) um termo de compromisso para promover projetos conjuntos, estimulando o empreendedorismo e aproximando microempresas e empresas de pequeno porte da região de Campinas de estudantes e pesquisadores da Universidade. A assinatura foi feita no Espaço Mescla do Campus I, um ambiente de estímulo à inovação inaugurado em 2020.

Estiveram presentes o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, o Diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Guilherme Campos Júnior, o Diretor Técnico, Ivan Hussni, o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Rogério Eduardo Bazi, o Gerente Regional Nílcio Cairbar de Souza Freitas, o Gerente do Escritório de Relações Corporativas da Sociedade Campineira de Educação e Instrução, Edilson Baqueiro, e a Gerente de Projetos da Universidade, Diane Teo de Moares.

“A assinatura dessa carta de intenções surpreendeu pela rapidez com que foi realizada, pois conversamos pela primeira vez há pouco mais de dois meses. Esse protocolo, certamente, será aprofundado em outras parcerias entre as instituições. O Sebrae estando aqui com a gente abre caminho e incentiva nossos estudantes a empreender. Ele sempre foi um motivador da sociedade para se voltar ao empreendimento”, disse o Reitor.

O objetivo do acordo é promover e incentivar a cultura empreendedora entre os estudantes da PUC-Campinas. Também pretende desenvolver projetos estruturados voltados para o crescimento de cadeias produtivas regionais com o apoio dos estudantes da Universidade.

“A relação da PUC-Campinas com a cidade é muito forte, faz parte da história de Campinas e não é possível atuar bem no município sem passar pela Universidade. O mundo hoje é fazer negócio, estamos aqui para ajudar nessa área de inovação e conhecimento. O Sebrae tinha uma série de parcerias, principalmente na Capital, mas não tinha aqui na minha cidade. Agora entramos com o pé direito junto com a PUC, uma parceria que tem o objetivo de trazer o conhecimento acadêmico para dentro do Sebrae e colocar o Sebrae à disposição da Universidade e seus alunos”, disse Guilherme Campos.

O Diretor Técnico do Sebrae, Ivan Hussni, disse que iniciativa de aproximar o Sebrae da academia é de grande interesse. “Mais do que aproximação física, são projetos inovadores para ajudar a sociedade através da formação de profissionais melhores, que ajudem a mudar a comunidade. Acredito que esse novo modelo a ser desenvolvido aqui aprimora outros que temos no Estado de São Paulo e poderá ser até nacionalizado”, afirmou.

Hussni disse que um dos primeiros objetivos é oferecer uma metodologia de ensino e formação do Sebrae para o empreendedorismo que possa ser aplicado pela Universidade em cursos de todas as suas áreas, auxiliando os estudantes a desenvolverem seus próprios negócios e a ajudarem no desenvolvimento econômico e social da cidade e da região.

Marcelo Andriotti
6 de dezembro de 2021