Universidade amplia espaços de convivência com construção de praças no Campus I

Ambientes contemplam arte, natureza e conectividade, visando fortalecer as relações da comunidade acadêmica no retorno às atividades presenciais

A comunidade acadêmica da PUC-Campinas terá disponível, no retorno às atividades presenciais no Campus I, novos espaços de convivência. Tratam-se das praças São Tomás de Aquino, situada no entorno da capela, e São Francisco de Assis, próxima à Praça de Alimentação. Os ambientes contemplam arte, natureza e conectividade, visando fortalecer as relações interpessoais e servir como extensão das salas de aula.

Pensadas para estimular atividades sociais variadas, desde o descanso até a realização de tarefas acadêmicas, as praças foram projetadas com a preservação integral da vegetação existente, que ganhou a companhia de novas árvores, arbustos e forrações vegetais, plantadas para aumentar a qualidade paisagística dos espaços.

Além de um contato mais estreito com a natureza, os ambientes promovem cultura ao oferecer espaços de exposição, contornados por conjuntos de rampas e passarelas acessíveis, que trazem projetos artísticos da comunidade. Localizada nas proximidades da capela que carrega o mesmo nome, a praça São Tomás de Aquino possibilita também a visualização de vitrais produzidos pelo artista Cláudio Pastro, considerado o maior nome da arte sacra em seu tempo.

Esculturas em argila, feitas com equipamentos disponíveis no Ateliê de Tridimensionalidade do Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas, foram produzidas pelo Prof. Dr. Paulo de Tarso Cheida e farão parte do cenário nas duas praças. Elaboradas com utilização de técnicas de cerâmica e modelagem em escultura, as obras buscam representar a essência de cada Santo.

“Em São Francisco de Assis, valorizei a simplicidade e o amor à natureza. Fiz três pássaros para valorizar a convivência do ser humano com as leis do universo. Na São Tomás de Aquino, busquei enaltecer a reflexão e a sabedoria, demonstrando um homem culto e sereno”, disse o docente, premiado em salões de arte do Brasil e do exterior ao longo da carreira.

As praças receberam os nomes de dois santos, São Francisco de Assis e São Tomás de Aquino, que trazem mensagens distintas que estão nesse espaço. Mensagens que convidam a todos a vivenciarem a fraternidade, a alegria, a razão e a fé”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior durante a inauguração na manhã de 11 de agosto.

Estiveram presentes na cerimônia o Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas D. João Inácio Müller, o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, o Secretário Municipal de Justiça de Campinas Peter Panuto, o Reitor da Unicamp Antonio José de Almeida Meirelles, pró-reitores, professores e funcionários.

Módulos de permanência, cobertos e mobiliados com mesas e cadeiras, integram os ambientes, que dispõem de internet e tomadas para expandir a conectividade e possibilitar a realização das atividades acadêmicas fora dos locais habituais de aprendizado, até mesmo no período noturno, uma vez que as estruturas recebem iluminação de LED. O objetivo é instigar a criatividade, bem como reforçar os laços de pertencimento da comunidade com o campus universitário.

Vinícius Purgato
11 de agosto de 2021