Universidade amplia ações de Extensão na RMC

Projetos voltados à comunidade são abertos à participação de alunos

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da PUC-Campinas promoveu na última quarta-feira, 10 de abril, uma ação no Centro de Ciências da Vida (CCV), no Campus II, com a finalidade de apresentar a alunos e funcionários algumas oportunidades oferecidas na Universidade.

A atividade contou com a participação de quatro grupos artísticos do Centro de Cultura e Arte (CCA) – Dança, Música de Câmara, Música Popular e Teatro –, e ainda do Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD). Os dois órgãos estão vinculados à PROEXT.

Com a iniciativa, que contou com apresentações culturais e uma oficina de Kokedama – arranjo de planta envolvido em uma esfera de musgo –, os estudantes foram estimulados a conhecer um pouco mais sobre os projetos desenvolvidos para a Extensão Universitária.

O objetivo é se manter alinhado com o Planejamento Estratégico Institucional – até 2020 – e às novas diretrizes nacionais, formuladas junto ao Plano Nacional da Educação, no que diz respeito às propostas para as atividades de Extensão, que englobam o fomento ao empreendedorismo, o aumento da inserção social, além do crescimento no ingresso de novos alunos aos Cursos e projetos existentes na Universidade.

Por meio dos Projetos de Extensão, por exemplo, os estudantes podem, além de aprimorar suas habilidades profissionais, atuar como agentes de transformação social. Desenvolvidos em várias áreas, como comunicação, cultura, direito, tecnologia e saúde, garantem o compartilhamento de conhecimentos adquiridos nos campos do ensino e da pesquisa, modificando a realidade de muitas pessoas da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

As iniciativas junto à comunidade se estendem nas atividades do CCA, que ampliou participação externa desde o ano passado, oferecendo opções culturais gratuitas à população em inúmeros locais da região, como teatros, shoppings e paróquias. Este ano, o “Quarteto de Cordas” e o Grupo de Dança já realizaram apresentações no Shopping Iguatemi e no Teatro Municipal de Jaguariúna, respectivamente.

Até o fim do semestre, outras ações do Projeto “Arte na Cidade”, do CCA, serão promovidas na RMC. Em maio, nos dias 9, 11, 16 e 26, algumas aparições já estão confirmadas, entre elas a do PUC Jazz, que fará dois espetáculos no Shopping Iguatemi. Nos dias 13, 15 e 16 de junho, estão previstas, também, atividades dos grupos artísticos por Campinas e região. Os detalhes serão divulgados nos canais da Universidade nas semanas que antecedem os eventos.

Saiba como participar das atividades de Extensão em www.puc-campinas.edu.br/proext.

Vinícius Purgato
15 de abril de 2019