Universidade abre planejamento 2023 com palestra sobre currículo por competência

Modelo de ensino híbrido também foi tema de análise na abertura do evento

A PUC-Campinas abriu na manhã de 23 de janeiro o Planejamento Acadêmico-Pedagógico 1º Semestre 2023. O evento ocorreu no auditório do Campus I com a presença do Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, dos pró-reitores Cyntia Belgini Andretta (Graduação), Alessandra Borin Nogueira (Pesquisa e Pós-Graduação), Victor Deantoni (Administração)  e Rogério Bazi (Extensão e Assuntos Comunitários).

O evento foi aberto pelo Padre Antônio Douglas de Moraes, Coordenador da Pastoral Universitária, seguido do discurso do Reitor e da Pró-Reitora de Graduação. Na sequência, os professores, coordenadores e diretores presentes, de todos os cursos na Universidade, acompanharam a palestra “Educação Híbridas e Avaliação por Competências”, apresentada pelo Prof. Dr. José Manuel Moran Costas.

“No ano passado passamos por três momentos marcantes dentro da universidade. Uma foi a volta às aulas e o desafio de reaprender a ensinar presencialmente após o período de isolamento da pandemia. Depois veio o processo eleitoral, que exigiu o exercício do diálogo para administrar as ideias divergentes também no meio acadêmico. E, por fim, o avanço nas mudanças de gestão e administração, aprovadas no final do ano passado e que estão sendo implantadas já neste início de ano”, disse o Reitor.

As mudanças incluem a reformulação das pró-reitorias e dos centros universitários, que mudarão de nome, e de estruturas administrativas. Isso se estenderá a outros níveis administrativos da Universidade, visando dar mais agilidade e qualidade aos processos da Instituição. “Essa nova estrutura valoriza o trabalho colaborativo, pois sabemos que ninguém na Instituição produz nada sozinho”, afirmou o Reitor.

Na área pedagógica, essas mudanças passam pela valorização do currículo por competência, que é tema do planejamento deste ano. “O currículo por competência faz cada vez mais parte da vida dos novos estudantes e muitos projetos desenvolvidos na Universidade estão seguindo o formato de aprimorar essas competências. E muitas ideias estão aparecendo a todo instante”, disse a Pró-Reitora Cyntia.

A palestra do Prof. Moran Costas abordou o tema, mostrando como ele desenvolveu métodos e avaliações por competência e como aprimorou o formato de ensino híbrido, mesmo antes da pandemia, em suas aulas na USP e outras universidades.

As atividades continuarão na Universidade até o dia 10 de fevereiro, com palestras, debates, mesas-redondas, oficinas e treinamentos de forma presencial e on-line.

Marcelo Andriotti
23 de janeiro de 2023