Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Universidade abre planejamento 2023 com palestra sobre currículo por competência

Modelo de ensino híbrido também foi tema de análise na abertura do evento

A PUC-Campinas abriu na manhã de 23 de janeiro o Planejamento Acadêmico-Pedagógico 1º Semestre 2023. O evento ocorreu no auditório do Campus I com a presença do Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, dos pró-reitores Cyntia Belgini Andretta (Graduação), Alessandra Borin Nogueira (Pesquisa e Pós-Graduação), Victor Deantoni (Administração)  e Rogério Bazi (Extensão e Assuntos Comunitários).

O evento foi aberto pelo Padre Antônio Douglas de Moraes, Coordenador da Pastoral Universitária, seguido do discurso do Reitor e da Pró-Reitora de Graduação. Na sequência, os professores, coordenadores e diretores presentes, de todos os cursos na Universidade, acompanharam a palestra “Educação Híbridas e Avaliação por Competências”, apresentada pelo Prof. Dr. José Manuel Moran Costas.

“No ano passado passamos por três momentos marcantes dentro da universidade. Uma foi a volta às aulas e o desafio de reaprender a ensinar presencialmente após o período de isolamento da pandemia. Depois veio o processo eleitoral, que exigiu o exercício do diálogo para administrar as ideias divergentes também no meio acadêmico. E, por fim, o avanço nas mudanças de gestão e administração, aprovadas no final do ano passado e que estão sendo implantadas já neste início de ano”, disse o Reitor.

As mudanças incluem a reformulação das pró-reitorias e dos centros universitários, que mudarão de nome, e de estruturas administrativas. Isso se estenderá a outros níveis administrativos da Universidade, visando dar mais agilidade e qualidade aos processos da Instituição. “Essa nova estrutura valoriza o trabalho colaborativo, pois sabemos que ninguém na Instituição produz nada sozinho”, afirmou o Reitor.

Na área pedagógica, essas mudanças passam pela valorização do currículo por competência, que é tema do planejamento deste ano. “O currículo por competência faz cada vez mais parte da vida dos novos estudantes e muitos projetos desenvolvidos na Universidade estão seguindo o formato de aprimorar essas competências. E muitas ideias estão aparecendo a todo instante”, disse a Pró-Reitora Cyntia.

A palestra do Prof. Moran Costas abordou o tema, mostrando como ele desenvolveu métodos e avaliações por competência e como aprimorou o formato de ensino híbrido, mesmo antes da pandemia, em suas aulas na USP e outras universidades.

As atividades continuarão na Universidade até o dia 10 de fevereiro, com palestras, debates, mesas-redondas, oficinas e treinamentos de forma presencial e on-line.



Marcelo Andriotti
23 de janeiro de 2023