Vídeo retrata problemas e aponta soluções para a educação brasileira

O vídeo “Educação pública: mil problemas, uma exceção”, da TV PUC-Campinas, acaba de se classificar para a Mostra Competitiva de Vídeos de Televisões Universitárias, categoria Reportagem do 16º Gramado Cine Vídeo, festival de vídeo brasileiro que acontece de 11 a 16 de agosto em Gramado, Rio Grande do Sul.

Produzida pela jornalista Du Paulino, a reportagem trata dos diversos problemas pelos quais passam a educação pública brasileira, como a falta de professores e a defasagem do ensino. Segundo a jornalista, a proposta era fazer um vídeo que apontasse soluções viáveis para os problemas da educação, e para isso era preciso encontrar uma escola pública que oferecesse educação de qualidade.

Ao visitar a Escola Estadual Professora Eunice Virgínia Ramos Navero, localizada na periferia de Campinas, Du Paulino conta que encontrou um menino da terceira série que acabara de ser transferido de outra escola sem saber ler o próprio nome. “A mãe do garoto, toda orgulhosa, me contou que em dois meses naquela escola ele havia aprendido mais do que os outros dois anos e meio que estudara em outra instituição. Conversando com alunos e professores dali, fiquei surpresa ao descobrir que com atitudes muito simples, como visitar as famílias das crianças e incentivar os professores, a diretora havia revolucionado a escola. E foi isso que busquei retratar na reportagem.”

Para chegar entre os cinco finalistas, o vídeo concorreu com produções de televisões universitárias de todo o país.

TV PUC-Campinas em Gramado

Desde 2004 a PUC-Campinas tem participação efetiva no Festival de Gramado. Nesse ano, a TV foi finalista na categoria Institucional, com o vídeo para a Campanha da Fraternidade, com o tema Água e na categoria Reportagem, com o vídeo Trote Solidário. Sendo a vencedora nessa categoria.

No ano seguinte, em 2005, a TV foi finalista nas categorias Reportagem, com o vídeo Agência de Jornalismo Comunitário e Vídeo Social com o trabalho Limeira Saudável.

Em 2007, a TV PUC-Campinas voltou a ser selecionada para o Festival, desta vez tendo o vídeo Protocolo de Kyoto selecionado para a Mostra Paralela.

6 de agosto de 2008