A partir do dia 10 de outubro produções acadêmicas e científicas da Universidade serão exibidas em rede nacional

No dia 10 de outubro, às 9h, estreia a participação da PUC-Campinas no programa Campus da TV Cultura. Os primeiros programas exibidos serão duas produções da série “O Assunto é” da TV PUC-Campinas: Memória e Internet Colaborativa. Foram enviados, ainda, para exibição no programa Campus, outros dois vídeos produzidos por alunos da Faculdade de Jornalismo como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O documentário Invisíveis será exibido no dia 17 de outubro e o documentário Cadeira do Dragão será exibido no dia 31 de outubro. O programa Campus é apresentado pela TV Cultura, aos sábados, às 9h, com reprise na madrugada de terça, à 1h. Esse programa visa apoiar a divulgação da produção científica e tecnológica desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Para o coordenador de Conteúdo e Qualidade da Fundação Padre Anchieta, mantenedora das Rádios e TV Cultura, Gabriel Priolli, a televisão é, cada vez mais, uma ferramenta de comunicação também para a universidade brasileira, como é para a política, o esporte, a justiça, e tantos outros setores sociais. “A oportunidade de contar com os programas realizados pela PUC-Campinas, uma já tradicional produtora universitária, só vai enriquecer a nossa pauta e favorecer os nossos telespectadores. Tão importante para o Canal Universitário de Campinas, a PUC-Campinas passa a ter difusão nacional, nas mais de 150 estações que retransmitem a TV Cultura no país”, explicou Priolli.
O reitor da PUC-Campinas, padre Wilson Denadai, também acredita que, com a parceria de exibição com a TV Cultura, as produções geradas pela PUC-Campinas ganharão visibilidade nacional e por isso estimulará, cada vez mais, a participação de toda a comunidade universitária nas produções de vídeo. “Temos na Universidade um solo rico de conhecimento sendo gerado todos os dias. Precisamos fazer com que os professores e alunos das diversas áreas do conhecimento participem dessa atividade como forma de aprendizado e de desenvolvimento pessoal e acadêmico”, reforçou o reitor.

A exibição de produções da PUC-Campinas no programa Campus é resultado de uma parceria de exibição entre a Universidade e a emissora pública de televisão. Produções de TV de todas as áreas de conhecimento da Universidade podem participar do projeto. Os interessados em obter informações sobre a forma de inscrever seus vídeos e sobre o padrão que a produção deve seguir podem entrar em contato com o Departamento de Comunicação Social da PUC-Campinas, por meio da equipe de produção da TV PUC-Campinas – tvpuc@puc-campinas.edu.br.

Programas exibidos no mês de outubro:

Reportagem Memória – produzida originalmente para o programa O Assunto É pela jornalista Du Paulino, a reportagem aborda os mecanismos de funcionamento da memória e tenta explicar porque tem se tornado tão comum os esquecimentos, os pequenos lapsos de memória. Exibição no dia 10 de outubro de 2009, às 9h e reprise na madrugada de terça-feira, às 1h.

Reportagem Internet Colaborativa – também é uma produção de Du Paulino para o programa O Assunto É e, trata do fenômeno que é a participação ativa das pessoas na Internet, seja postando em blogs, participando de comunidades virtuais, colaborando com enciclopédias digitais ou mesmo postando vídeos e fotos. Exibição no dia 10 de outubro de 2009, às 9h e reprise na madrugada de terça-feira, às 1h.

Documentário Invisíveis – Vídeo produzido em 2007 como Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Jornalismo pelas ex-alunas Mônica Gimemez, Marusca Gonsalez Purcino, Raquel Favilla Zerbinati e Patrícia Ana Soares Cardeal. O vídeo trata da rotina de Trabalhadores que sofrem com a humilhação diária – o vídeo expõe o ponto de vista de profissionais (garis, faxineiros de shopping, faxineira de banheiro de rodoviária) que representam a invisibilidade profissional, quanto a discriminação e preconceito que sofrem pelo tipo de trabalho que executam. Exibição no dia 17 de outubro de 2009, às 9h e reprise na madrugada de terça-feira, às 1h.

Documentário Cadeira do Dragão – Vídeo produzido em 2008 como Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Jornalismo pelas ex-alunas Lívia Moreti Mota, Janaína Souza Nascimento, Marisa de Oliveira e Priscilla Beatriz Bellini. Cadeira do Dragão é o nome de um instrumento de tortura bastante usado na época da ditadura militar para tirar confissões dos presos políticos e, também é o tema desse documentário, que conta os dramas de alguns ex-presos políticos que tiveram de enfrentar esses e outros métodos de tortura durante aquele período. Exibição no dia 31 de outubro de 2009, às 9h e reprise na madrugada de terça-feira, às 1h.

29 de setembro de 2009