Reconhecidos nacional e internacionalmente por sua qualidade, os documentários e videorreportagens produzidos pelos graduandos de Jornalismo da PUC-Campinas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) passarão a ser exibidos pela TV Câmara Campinas a partir desta sexta, 04 de setembro. O termo de cooperação entre a universidade e o Legislativo será oficializado na manhã desta quarta, 02 de setembro, na sala 800 do Campus I da Universidade (Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades – Campinas/SP), pelo vereador e presidente da Casa de Leis Rafa Zimbaldi e o Pró-Reitor de Graduação da PUC-Campinas Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella, com presença de docentes e alunos de Jornalismo.

“Além de ter a obrigação de dar transparência e divulgação aos trabalhos do Legislativo de Campinas, a TV Câmara tem como objetivo levar a seu público produções informativas, culturais e educacionais que não só agreguem valores ao expectador como valorizem as instituições e a população da Região Metropolitana de Campinas. Assim, entendemos ser de fundamental importância transmitir no canal produções acadêmicas que não só se encaixam nesta missão como também ajudarão divulgar a produção de alta qualidade da instituição de ensino”, diz Rafa Zimbaldi.

Para o Pró-Reitor de Graduação da PUC-Campinas, Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella a parceria permite que os trabalhos produzidos pelos alunos se tornem de conhecimento da comunidade.

“É um projeto de extrema importância para a Universidade e para a Faculdade de Jornalismo, pois permite apresentar para a sociedade, por meio da TV Câmara, conteúdos de qualidade produzidos pelos alunos, antes divulgados no meio acadêmico. Assim, essa parceria se caracteriza por mais uma contribuição para qualificar o ensino de graduação da PUC-Campinas”, constata.

Durante a cerimônia da manhã de quarta, os alunos presente poderão assistir com exclusividade à primeira parte do programa (batizado como “Direto da Universidade”) que levará ao ar semanalmente dois TCCs escolhidos entre as dezenas disponibilizadas pela PUC-Campinas. Neste primeiro, que irá ao ar às 20 horas do dia 04 – com reprises no sábado às 14h e no domingo às 16h – o expectador do canal digital UHF 61.3 poderá conferir os trabalhos “Pacaembu: o gigante sem dono” e “Doutores da Periferia”. Esta será a primeira vez que as produções dos formandos em Jornalismo serão exibidas de maneira contínua em um canal aberto (e, simultaneamente, no canal 4 da NET ou pelo site).

“É importante ressaltar que estamos iniciando esta parceria com a PUC-Campinas, mas estamos abertos a todas as universidades de Campinas e região que tiverem produções de qualidade e queiram trabalhar em conjunto com a TV Câmara.  Queremos dar força à produção acadêmica da RMC e nossa expectativa é futuramente ampliar este tipo de trabalho, não só com a PUC-Campinas, como também com outras instituições de ensino”, reforça Rafa Zimbaldi.

Vale lembrar que a TV Câmara já estabeleceu outros termos de cooperação para a exibição de animações, curta-metragens, documentários e até filmes produzidos por diversas instituições da cidade – o acordo com a PUC-Campinas, porém, será o primeiro para a veiculação de trabalhos acadêmicos de Jornalismo.

Confira abaixo a sinopse dos TCCs que compõem o primeiro “Direto da Universidade”:

Pacaembu, o Gigante sem dono – O Pacaembu, um dos patrimônios históricos mais importantes de São Paulo, poderá ser esquecido quando todos os grandes clubes de São Paulo possuírem seus próprios estádios. É esse o gancho que motivou uma produção que conta momentos marcantes do local, além de discutir alternativas para seu futuro. Jogadores de futebol (como Pelé e Neymar), historiadores, representantes do Condephaat e de moradores do bairro que leva o nome do estádio estão entre os personagens deste trabalho. Orientação: Amarildo Carnicel.  Alunos: Pedro Maues Santa Helena Correa, Plácido Rodrigo de Almeida Berci e Vinícius Fonseca Fernandes Conde.

Doutores na Periferia – O documentário tem como objetivo dar voz a médicos que abdicaram do status da profissão para amenizar o sofrimento da população mais desassistida da sociedade. Por meio de depoimentos, mostra suas histórias de vida, acompanha o dia a dia deles em centros de saúde da periferia, e apresenta o olhar desses profissionais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).  Orientação: Ivete Cardoso do Carmo Roldão. Alunos: Ayala Fernanda V. Moitinho, Gláucia Cristina Scavassa, Larissa Canova Mendes, Mauren de Cássia Ribeiro e Milena de C. Pinto Moran.

1 de setembro de 2015