Tutorial mostra como acessar plataformas para aulas on-line na PUC-Campinas

Microsoft Teams e Canvas auxiliam no ensino remoto e constituem canal de comunicação complementar com a Universidade

Por Elton Mateus Felix

As plataformas Microsoft Teams e Canvas serão os canais de ensino utilizados pela Universidade para o início do ano letivo de 2021, que segue de maneira remota para garantir sustentação às medidas de segurança contra a covid-19. Para dar apoio aos alunos, sobretudo aos ingressantes dos Cursos de Graduação, a PUC-Campinas disponibiliza um guia prático de como ter acesso às aulas.

O Canvas permite que os estudantes acompanhem as disciplinas por meio de videoconferências, tarefas, trabalhos, fóruns de discussão e, ainda, façam provas agendadas e cronometradas pelos docentes. O Microsoft Teams, também usado para as aulas, possibilita a organização de reuniões e o compartilhamento de arquivos, além de se estabelecer como um meio de comunicação com setores da Universidade, como a biblioteca e o Núcleo de Assistência Social.

A adoção dessas plataformas pela Universidade, que tem acompanhado o processo de transformação digital, busca não apenas garantir o prosseguimento das atividades no período de isolamento social, mas também oferecer novas possibilidades que ampliem as experiências de aprendizado dos alunos. Hospedados em nuvem, os serviços possuem infraestrutura robusta para suportar altas cargas, armazenar grandes volumes de dados e atender a um número elevado de usuários.

Além das plataformas já citadas, a comunidade acadêmica também tem à disposição o Office 365, da Microsoft, que possibilita a utilização de ferramentas para a comunicação e colaboração on-line, como Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneDrive (armazenamento de arquivos em nuvem), Sway (criação de apresentações interativas), Stream (streaming de vídeos e videoaulas), OneNote (permite criação de anotações e cadernos virtuais) e Teams (realização de videoconferências e aulas virtuais).

Clique aqui para ver Tutorial Canvas

Clique aqui para ver Tutorial Teams