Três Cursos recebem a visita e nota máxima da Comissão Avaliadora do MEC em 2018

Bacharelado em Letras, Artes Visuais e Design Digital receberam a nota 5

Por Sílvia Perez

Os Cursos de Bacharelado em Letras, Artes Visuais e Design Digital da PUC-Campinas receberam o reconhecimento com nota máxima 5 pelo Ministério da Educação (MEC), durante visitas realizadas em 2018.

Nos casos dos Cursos de Bacharelado em Letras e Artes Visuais, a visita ocorreu para a renovação do reconhecimento, já o Curso de Design Digital, iniciado em 2015, recebeu a visita para o reconhecimento do Ministério da Educação.

A visita anterior da Comissão Avaliadora do MEC para o reconhecimento do Curso de Bacharelado em Artes Visuais na Universidade aconteceu em 2014, quando recebeu a nota 4. Já para o Bacharelado em Letras, a última visita havia sido em 2015 quando o Conceito de Curso (CC) recebeu a nota 4.

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Me. Paulo Moacir Godoy Pozzebon, o conceito máximo na avaliação do MEC é um reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos na Universidade. “Prezamos por ter um corpo docente altamente qualificado e motivado para propor práticas pedagógicas inovadoras e atualizadas em sala de aula. Incentivamos a pesquisa por meio da Iniciação Científica, a atuação junto à comunidade externa possibilitada pela extensão universitária, a participação em congressos nacionais e internacionais, e também o intercâmbio de nossos alunos e, além disso, contamos com uma infraestrutura privilegiada que proporciona a realização de um trabalho de qualidade no Ensino Superior”, destacou.

A avaliação de curso do MEC contempla três dimensões. A primeira é a Organização Didático-Pedagógica que leva em conta aspectos relacionados ao Projeto Pedagógico dos cursos de graduação, como a utilização de práticas inovadoras, o envolvimento de alunos e professores em projetos de pesquisa e extensão universitária, a organização dos estágios, o apoio aos alunos, entre outros.

A segunda dimensão relaciona-se ao Corpo Docente, destacando fatores ligados à titulação, à experiência profissional, tanto no Ensino Superior como no mercado de trabalho, e à produção intelectual dos professores.

Finalmente, a terceira dimensão que compõe a avaliação analisa a Infraestrutura da Instituição. Nesta dimensão, são considerados, entre outros, os espaços destinados ao trabalho dos professores e dos gestores, as salas de aula, os laboratórios de informática, os laboratórios específicos de cada curso, as bibliotecas, os acervos impressos e virtuais, além dos espaços destinados ao lazer e à integração entre a comunidade acadêmica.

Os resultados obtidos neste ano de 2018 pela PUC-Campinas refletem, portanto, seu compromisso, cada vez maior, em ofertar um ensino de qualidade sempre inspirado em sua missão de produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, visando à capacitação profissional de excelência e à formação integral da pessoa humana.

Fonte: Jornal da PUC-Campinas

Silvia Perez de Freitas