Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Integrando as comemorações dos 75 anos da PUC-Campinas, a Universidade outorgou o título de Doutor Honoris Causa ao Professor Doutor José Renato Nalini, em cerimônia na manhã do dia 16 de setembro de 2016, no Auditório Dom Gilberto, localizado no Campus I da Universidade.

O título foi outorgado pela Magnífica Reitora da Universidade, Profa. Dra. Angela de Mendonça Engelbrecht e o diploma entregue pelo Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Sua Excelência Reverendíssima Dom Airton José dos Santos.

“Todos os filhos dos meus pais se formaram na PUC-Campinas. Para mim é uma grande honra participar desse momento”, disse emocionado.

A cerimônia contou com a presença de Pró-Reitores, ex- Reitores, integrantes do Conselho Universitário (Consun), além de autoridades eclesiásticas.

O Professor Doutor José Renato Nalini é formado em Direito pela PUC-Campinas, Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Leciona desde 1969, quando iniciou suas atividades no Instituto de Educação Experimental Jundiaí (atual E.E. Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto) dando aula de Sociologia em aperfeiçoamento para professores. Desde então, nunca mais deixou de lecionar.

Nalini é especialista em formação, preparo, educação e seleção de juízes, tendo colaborado com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.  É ex-presidente da Academia Paulista de Letras. Como juiz, trabalhou em Barretos, Monte Azul Paulista, Itu, Jundiaí e São Paulo. Também foi juiz corregedor da Corregedoria Geral de Justiça do Estado.

Atualmente, é Secretário de Educação do estado de São Paulo e integra a Academia Paulista de Educação e a Academia Brasileira de Educação. É autor de livros como “Por que Filosofia?”, “Direitos que a Cidade Esqueceu”, “Pronto para Partir? Reflexões Jurídico-Filosóficas sobre a Morte”, “Recrutamento e Preparo de Magistrados”, “O Juiz e o Acesso à Justiça”, “Constituição e Estado Democrático”, “Ética e Justiça”, “Ética Geral e Profissional” e “Ética Ambiental”.

O título Doutor Honoris Causa é concedido pela Universidade a pessoas que se destacaram em determinada área, como artes, ciência, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias entre outras.

Após a cerimônia, o Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Sua Excelência Reverendíssima Dom Airton José dos Santos , apresentou o livro sobre o Cardeal Agnelo Rossi, encerrando as comemorações da Semana Cardeal Agnelo Rossi.



Amanda Cotrim
16 de setembro de 2016