A PUC-Campinas realiza no próximo dia 9 de março (segunda-feira), às 9h30, a Aula Magna que marca o início do ano letivo de 2009. A Aula será proferida pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) no Auditório Dom Gilberto, no Campus I e terá como tema “Fraternidade e Segurança Pública”. O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados devem se inscrever pelo site – www.puc-campinas.edu.br. As vagas para assistir a Aula no Auditório são limitadas. Ainda haverá transmissão simultânea para as salas 800 e 900 (Campus I), Auditório Monsenhor Salim (Campus II), Auditório Cônego Haroldo Niero (Campus Central) e transmissão simultânea pela internet (Portal PUC-Campinas).

O senador Pedro Simon iniciou sua carreira política como vereador (1960) em Caxias do Sul, em seguida foi Deputado Estadual (1962), em 1978 foi eleito Senador e em 1987 foi Governador do Rio Grande do Sul e desde 1991 ocupa o cargo de senador da República.

Em 2007, a Aula Magna para marcar o início do ano letivo da Universidade foi proferida pela então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o tema foi Amazônia e Fraternidade – “Vida e missão neste chão”, além de questões ambientais, como o aquecimento global. Já, em 2008, o convidado para a Aula Magna foi o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa. O tema da aula foi Fraternidade e Defesa da Vida, assim como o tema da Campanha da Fraternidade 2008 que teve como lema “Escolhe, pois a Vida!”

A primeira Aula Magna da PUC-Campinas foi realizada no dia 16 de março de 1942, data da instalação solene dos cursos de Filosofia, Ciências e Letras e que dava origem ao que hoje é a nossa Universidade. Na ocasião, ministrada por um grande pensador e crítico literário da época, Alceu Amoroso Lima, que usava em suas produções o pseudônimo de Tristão de Athayde. O evento teve tamanha importância para a época que a sessão solene foi realizada no Teatro Municipal de Campinas e contou com a participação de todos os alunos e professores da Instituição.

ATENDIMENTO À IMPRENSA:
Os jornalistas interessados em cobrir a Aula Magna ou que desejem entrevistar o senador Pedro Simon devem se inscrever, antecipadamente, pelos e-mails: imprensa@puc-campinas.edu.br ou afurtado@puc-campinas.edu.br. O senador fará os atendimentos à imprensa após o término da Aula, previsto para 12h, ou de acordo com agendamentos pré-realizados. Mais informações pelos e-mails acima ou pelos telefones (19) 3343-7674 ou 3343-7147.

Aula Magna da PUC-Campinas com o Senador Pedro Simon
Data: 9 de março de 2009 (segunda-feira)
Local: Auditório Dom Gilberto – Campus I
Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades