José Ferreira Cruz, assessor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, estará no Auditório D. Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas, amanhã, 6 de abril, às 14h, para abrir um seminário de âmbito regional para discutir o papel dos profissionais de serviço social nas políticas públicas.

O evento, organizado pela Comissão Família do Conselho Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campinas, é dirigido aos profissionais que atuam em entidades assistências governamentais e não-governamentais da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e demais interessados.

Desde 2004, a assistência social passou a se inserir no âmbito das políticas públicas, como direito assegurado pelo governo federal a todos os cidadãos. Nesse contexto, foi criado o Sistema Único de Assistência Social (Suas) – correlato ao Sistema Unificado de Saúde (SUS) – que integra todas as informações para a população sobre seus direitos quanto à saúde, educação, alimentação, entre outros.

“Campinas é referência para esse novo paradigma da assistência social e a PUC-Campinas tem um papel fundamental para a formação dos novos profissionais que atuarão na área”, explica a professora Maria Carmem Teixeira Fernandes, representante da Faculdade de Serviço Social na Comissão Família.

A Comissão Família foi criada em 2000 e tem por objetivo dar atendimento às famílias cadastradas pelo Suas. “A população precisa ter consciência de que tem direito aos serviços do Sistema”, observa Ivanir Semionato, uma das coordenadoras da comissão.

Onde obter mais informações

A Faculdade de Serviço Social está vinculada ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da PUC-Campinas, juntamente com as faculdades de Educação, Biblioteconomia e Educação Física. O Seminário é aberto ao público e ocorrerá amanhã (06/04), das 14 às 17h30, no Auditório Dom Gilberto, Campus I da PUC-Campinas (Rodovia Dom Pedro I, km 136 – Parque das Universidades). Mais informações sobre os cursos de graduação, pós-graduação e extensão da PUC-Campinas, bem como sobre os serviços oferecidos pela Universidade à população, podem ser obtidas pelo portal www.puc-campinas.edu.br.

5 de abril de 2006