“O Direito no novo milênio” é o tema central da LVIII Semana Jurídica, que acontece nos dias 05, 06, 07, 08 e 09 de outubro de 2015, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas. O evento terá como mote a influência dos direitos humanos em todos os setores do direito, sob a ótica constitucional. “Se nos séculos passados a discussão se pautava na existência e no reconhecimento de tais direitos, esse milênio se inicia com o desafio de concretizar os direitos humanos”, ressalta o Diretor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, Prof. Me. Peter Panutto. Assuntos como “reforma política” e “atuação social” também fomentarão o debate durante o evento.

A Semana Jurídica de 2015 tem como diferencial a utilização do Direito como instrumento de emancipação social e sua real efetivação nos direitos humanos e na redução das desigualdades, aponta Panutto. Além dos temas sensíveis à sociedade mencionados, a Semana Jurídica trará debatedores de peso, que discutirão a influência do Judiciário em questões políticas, o novo código de processo civil, os movimentos sociais e o direito à cidade, entre outros.

As palestras do período da manhã têm início sempre às 9h e no período noturno às 20h. Outras informações, no site do evento: www.direitononovomilenio.blogspot.com.br

A Semana Jurídica é aberta ao público externo, com inscrição no local.

PROGRAMAÇÃO:

SEGUNDA-FEIRA (05/10)

MANHÃ: A INTERFERÊNCIA DO JUDICIÁRIO EM QUESTÕES POLÍTICAS
Palestrantes: Dr. Marco Aurélio Sampaio e Dra. Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
Professor convidado: Prof. Dr. Luis Renato Vedovato

NOITE: SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO E REALIDADE SOCIAL
Palestrante: Dr. Sérgio Salomão Shecaira
Professora convidada: Professora Pesquisadora Dra. Fernanda Carolina de Araujo Ifanger

TERÇA-FEIRA (06/10)

MANHÃ: PRESENTE E FUTURO DA ADVOCACIA DOS DIREITOS HUMANOS
Palestrantes: Sheila Santana e Ana Cortez
Professor convidado: Prof. Dr. Silvio Beltramelli Neto

NOITE: NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: MUDANÇAS ESTRUTURAIS
Palestrantes: Ms. Gustavo Gomes e Ms. Paulo Magalhães Nasser
Professores convidados: Prof. Dr. Geraldo Fonseca de Barros Neto e Prof. Ms. Peter Panutto

QUARTA-FEIRA (07/10)

MANHÃ: A AÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELO DIREITO À CIDADE
Palestrantes: Dra. Luciana Tatagiba e Dra. Laura Machado de Melo Bueno

Professores convidados: Professor Extensionista Ms. José Henrique Specie e Professor Pesquisador Dr. Josué Mastrodi Neto

NOITE: A ATUAÇÃO DA CORTE INTERAMERICANA NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Palestrante: Dra. Julia Cunha Cruz
Professora convidada: Professora Pesquisadora Dra. Renata Alvares Gaspar

QUINTA-FEIRA (08/10)

MANHÃ: DEMOCRACIA E REFORMA POLÍTICA
Palestrante: Dr. Luiz Carlos dos Santos Gonçalves
Professor convidado: Prof. Ms. Peter Panutto

NOITE: DIREITO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO
Palestrantes: Dra. Patrícia Villen Meirelles Alves e Dr. Carlos Eduardo Oliveira Dias
Professora convidada: Profa. Ms. Cristina Reginato Hoffmann

SEXTA-FEIRA (09/10)

MANHÃ: MEDIAÇÃO NO DIREITO DE FAMÍLIA
Palestrante: Dra. Fernanda Rocha Lourenço Levy
Professora convidada: Profa. Ms. Maria Conceição Amgarten

NOITE: O ENSINO JURÍDICO PODE SER EMANCIPATÓRIO?
Palestrante: Dr. Rafael Mafei
Professor convidado: Prof. Dr. Thiago Silva Freitas Oliveira