“O Trabalho do Assistente Social na Conquista de Direitos” é o tema central da Semana de Serviço Social, que ocorre de 13 a 15 de maio, no Campus I da PUC-Campinas. O objetivo é socializar o trabalho do assistente social, refletir sobre os avanços e desafios do trabalho profissional e estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade por meio da troca de experiências. Serão oferecidas oficinas temáticas, palestras e mini-curso para alunos, profissionais da área e interessados sobre o assunto.

No dia 13, no prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA), às 19h30, serão realizadas quatro oficinas com a parceria de outras instituições (Fundação Feac, Hospital da PUC-Campinas, Instituto Robert Bosch e Prefeitura de Indaiatuba) e também com a colaboração dos Projetos de Extensão da Faculdade de Serviço Social. São eles: 1) “Educação para o envelhecimento bem sucedido”, da professora Jeanete Liasch Martins de Sá; 2) “Programa Setorial de Atenção à Criança e ao Adolescente” e “Oficinas de Cidadania com Crianças da Creche Santo Antônio”, da docente Matilda Andery da Silva; e 3) “Oficinas Socioeducativas com a Mulher-Mãe da Creche Santo Antônio” e “Oficinas de Articulação Extensão-Ensino”, da professora Maria Carmen Teixeira Fernandes.

No segundo dia do evento, no Auditório Dom Gilberto, ocorre a abertura oficial, com a inauguração da mostra de pôsteres de profissionais e alunos da faculdade. Em seguida a professora Dirce Koga, da Universidade Cruzeiro do Sul, realiza conferência sobre a “Territorialização do Serviço Único de Assistência Social (SUAS) e os direitos sócio-assistenciais”.

A programação do dia 15 é dividida em dois horários. No período da tarde, das 15h às 17h, no Auditório Dom Gilberto, a professora Edna Maria Juazeiro, da Faculdade de Serviço Social da PUC-Campinas, realiza o mini-curso sobre os temas estágio supervisionado, supervisão e produção de conhecimento; Conselho Federal de Serviço Social; e formação profissional.

A partir das 19h30, duas outras atividades, também no Auditório Dom Gilberto, finalizam o evento. A primeira será uma palestra da professora Rosemeire Scatena, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que abordará “Os Desafios do SUAS”. Em seguida, será realizada a mesa redonda “A Violência Contra Criança e Adolescente”. Os palestrantes serão José Martins Filho, médico pediatra e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Dalva Rossi, assistente social da Unicamp e coordenadora técnica do Centro de Projetos Sociais do Centro de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente de Campinas .

SERVIÇO:

Data: 13/05
Horário: 19h30 às 22h
Local: Prédio do CCHSA
Atividade: Oficinas sobre o trabalho assistente social nas organizações sociais e a conquista de direitos:
1. O Terceiro Setor e a Assistência Social – FEAC
2. Residência em Serviço Social na Saúde – Hospital da PUC-Campinas
3. Responsabilidade Social e Serviço Social – Instituo Robert Bosch
4. Responsabilidade Social Básica – CRAS – Prefeitura de Indaiatuba
5. Projetos de Extensão da Faculdade de Serviço Social

Data: 14/05
Horário: 19h20 às 22h
Local: Auditório Dom Gilberto
Atividade: Abertura do evento; Inauguração da mostra de pôsteres e conferência com a professora Dirce Koga.

Data: 15/05
Local: Auditório Dom Gilberto
Atividade: Mini Curso – O estágio supervisionado, supervisão e produção de Conhecimento. CEFESS 2008 e a formação profissional. Ministrado pela professora Edna Maria Juazeiro

Horário: 19h30 às 22h
Local: Auditório Dom Gilberto
Atividade: Palestra com a professora Rosemeire Scatena, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, sobre “Os Desafios do SUAS”; mesa redonda sobre a “Violência contra Crianças e Adolescentes”, com a participação de José Martins Filho, médico pediatra, e da professora Dalva Rossi.

Portal Puc-Campinas
11 de maio de 2009