A Faculdade de Biologia da PUC-Campinas realiza de 6 a 10 de outubro a 37ª Semana de Estudos da Biologia, que ocorrerá no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II. A principal proposta do evento é estimular o debate científico por meio da interação entre os alunos com profissionais de diversas áreas da Biologia. A programação completa pode ser conferida no Portal PUC-Campinas – www.puc-campinas.edu.br.

Durante toda a semana haverá uma programação variada com palestras e quinze minicursos. Para a professora Luciane Kern Junqueira, uma das organizadoras do evento, as atividades são uma maneira de ajudar os alunos e profissionais a fixar e adquirir novos conhecimentos. “Os minicursos propõe atividades práticas para compreender o conteúdo e desenvolver os experimentos, com um conteúdo prático”, diz Luciane.

De acordo com o professor Edmilson Ricardo Gonçalves, que também está organizando a Semana, as atividades são uma chance para os estudantes conhecerem as novas tendências. “Trazemos profissionais de diversas instituições que ajudam o aluno a conhecerem as tendências da profissão e as várias áreas de atuação”, explica o professor.

Os principais assuntos a serem abordados nas palestras são “Educação Ambiental, sustentabilidade e o papel do biólogo”, com o Dr. Santo Tonso da Unicamp, “Direito Ambiental Brasileiro”, com Dr. Antônio Zanollo Neto da Unimep, “Bioarquitetura e Construção Sustentável – caso Ecomercado AvisRara”, com Catarina Lins Menucci e “Tipos de drogas: estimulantes, depressores, alucinógenos e perturbadores”, com o professor da PUC-Campinas Dr. Carlos Alberto Silva.

Entre os destaques dos minicursos com atividades práticas estão:

“Noções de ilustração científica”, no dia 8 de outubro, ministrada por Patrícia Milano, que ocorre a partir das 9h55 e as 12h35. Nas aulas serão apresentados desenhos científicos realizados a nanquim e a forma de realização das ilustrações com o uso da câmara clara. Na parte prática, os alunos terão um desenho para sombreá-lo a lápis e com caneta nanquim.

“Pinhole: fotografia com caixa de fósforo”, no dia 6 e 7 de outubro, ministrada por Edison Angeloni, a partir das 21h05. O mini-curso tem como objetivo ensinar o participante a construir uma câmera a partir de uma caixa de fósforo. As aulas permitem que o estudante entenda o processo de formação da imagem.

“Saída fotográfica: conhecendo o seu Campus”, ministrada pelo fotógrafo Ricardo Lima, a partir das 9h55, nos dias 6 e 9 de outubro. Serão abordados temas variados sobre a fotografia e o exercício do olhar fotográfico.

“Pragas Urbanas: Biologia, comportamento e controle”, ministrada por João Fernando Bernadini, a partir das 9h55 ou às 12h35, no dia 10 de outubro. Abordará o desequilíbrio populacional dos insetos relacionado com o desenvolvimento urbano e as melhores formas de controle de pragas.

“A busca da vida no Universo”, ministrada pelo astrônomo Dr. Romildo Povoa Faria, às 19h30, no dia 9 de outubro. A atividade será realizada no Planetário da Lagoa do Taquaral. O astrônomo explicará quais planetas têm as condições necessárias para haver vida em outro planeta e apresentará aos alunos a Via Láctea. No final da aula os estudantes observarão o céu de Campinas com lunetas.

SERVIÇO:
Semana de Estudos da Biologia