Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas é a única Universidade do país que conta com uma publicação na área de Nutrição; Revista completa 20 anos

A insegurança alimentar tem sido pauta freqüente de discussões acadêmicas e de grande mídia, principalmente pelo fato do mundo estar mobilizado em torno do problema alimentar vivido por seis bilhões de pessoas. Com o objetivo de trazer à tona esse tema, a Revista de Nutrição da PUC-Campinas lança no dia 24 de novembro (segunda-feira), às 14 horas, no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II, o Suplemento Temático sobre Segurança Alimentar e Nutricional, Volume 21.

Esse Suplemento é resultado de um projeto elaborado em convite do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e traz uma série de artigos produzidos por especialistas de diversas regiões do Brasil e de outros países. A obra apresenta resultados de algumas pesquisas desenvolvidas por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além de projetos financiados por instituições como Organização Pan-americana de Saúde, Ministério da Saúde e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). No total são 12 artigos que abordam a temática da insegurança alimentar sob diversas abordagens.

De acordo com o Suplemento, acreditava-se que até a década de 1970 a produção insuficiente de alimentos era o principal fator para a fome no mundo. Já, a partir de 1980 ficou evidente que o problema não era a escassez, mas sim a má distribuição dos alimentos. Já, nas últimas duas décadas, questões como qualidade da dieta, respeito aos hábitos alimentares dos diversos grupos culturais também foram incorporados ao conceito de segurança alimentar.

Por definição da Segunda Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em 2004, Segurança Alimentar é o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, econômica e socialmente sustentáveis.

Revista de Nutrição

A PUC-Campinas é a única Universidade do país que tem uma publicação especializada na área de nutrição. A Revista, de publicação bimestral, comemora 20 anos sendo classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), há quatro anos, com o Qualis A (conjunto de normas para caracterização e classificação de uma publicação científica). Em comemoração ao aniversário da revista haverá a conferência “Avanços da Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil”, que terá a participação da professora adjunta do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rosangela Alves Pereira e a representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, Leonor Maria Pacheco Santos, além da editora científica, Maria Angélica Tavares de Medeiros e da editora adjunta e professora de Nutrição da PUC-Campinas, Semíramis Martins Alves Domene.

O evento é voltado para alunos da Faculdade de Nutrição, outras instituições de ensino superior com cursos de nutrição e alimentos; professores e outros profissionais da área.

Serviço:

Lançamento do suplemento especial de segurança alimentar e 20 anos da Revista de Nutrição

Data: 24 de novembro

Horário: 14 horas

Local: Auditório Monsenhor Emílio José Salim, Campus II

Avenida John Boyd Dunlop, s/n – Jardim Ipaussurama



Portal Puc-Campinas
21 de novembro de 2008