Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Na segunda-feira, alunos da PUC-Campinas poderão conhecer melhor o universo da filosofia, por meio de uma palestra com filósofo de renome internacional além de discutir a obrigatoriedade do ensino de sociologia no ensino médio

A PUC-Campinas, na segunda-feira (7 de abril), às 10h, no Auditório Dom Gilberto traz o conceituado professor Rogério Miranda de Almeida para ministrar a palestra: “O desejo e a questão do intermediário na filosofia” junto com o lançamento da obra ‘Eros e Tânatos – A vida, a morte e o desejo’. Neste mesmo dia, às 19h, na sala 800 do prédio H01, no Campus I, o professor Nelson Dácio Tomazi para discutir a obrigatoriedade da Sociologia no Ensino Médio. Tomazi é professor aposentado de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina no Paraná e autor dos livros: ‘Iniciação à Sociologia’; ‘Sociologia da Educação’ e ‘Sociologia no Ensino Médio’.

Almeida, formou-se em filosofia pela PUC-Campinas, doutorou-se em filosofia pela Universidade de Metz, França, e em teologia pela Universidade de Estrasburgo, também na França. Lecionou filosofia e teologia na Universidade de Saint Vincent, Pensilvânia – Estados Unidos, filosofia na Universidade Santo Anselmo e teologia na Universidade Gregoriana em Roma. Além de artigos em revistas nacionais e internacionais, publicou: “Nietzsche et le paradoxe” (traduzido para o português e o inglês); “Nietzsche e Freud: Eterno retorno e compulsão à repetição”, edições Loyola.

Na mitologia grega, duas figuras se opõem: Eros, o deus grego do amor, e Tânatos, a personificação da morte. Esses dois personagens foram resgatados por diversos filósofos para explicar a dualidade entre a morte e o desejo. No livro ‘Eros e Tânatos – A vida, a morte e o desejo’, o autor faz uma análise profunda da obra dos filósofos que tentaram interpretar esse “eterno conflito da construção e da destruição, da vida e da morte, do ódio e do amor, da satisfação e da insatisfação”.

Ao resgatar o pensamento dos filósofos pré-socráticos até Nietzsche e Freud, Almeida interpretar um universo de pulsões e forças que não param de se entrelaçar e de se separar. A obra traz questões que interessam não apenas a estudantes de graduação, mas também ao público em geral, que tenha interesse em temas filosóficos.

Atualmente Rogério Miranda de Almeida é professor no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC do Paraná.

A abertura do evento será realizada pelo diretor do Centro de Ciências Humanas da PUC-Campinas, padre Paulo Sérgio Lopes Gonçalves. A palestra do professor Rogério Miranda de Almeida será mediada pela professora Constança M. César, líder do grupo de pesquisa da PUC-Campinas que estuda a Filosofia, a Cultura e a Sociedade, e pelo professor Germano Rigacci Jr , pró-reitor de Graduação.

Serviço:
Palestra: “O desejo e a questão do intermediário na filosofia“ – Lançamento da obra: Eros e Tânatos
Dia: 07/04/2008
Horário: 10 horas
Local: Auditório Dom Gilberto – Campus I – PUC Campinas
Rodovia Dom Pedro I, km 136 – Parque das Universidades
Informações: (19) 3343-7659 ou nupex.cch@puc-campinas.edu.br

Aula Inaugural Ciências Sociais: obrigatoriedade da Sociologia no Ensino Médio
Dia: 07/04/2008
Horário: 19 horas
Local: sala 800 do prédio H01, no Campus I da PUC-Campinas
Rodovia Dom Pedro I, km 136 – Parque das Universidades
Informações: (19) 3343-7237 ou fcs.cch@puc-campinas.edu.br



Portal Puc-Campinas
4 de abril de 2008