Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

O lançamento ocorrerá nesta sexta-feira, 27/10, durante simpósio que reúne, no Campus I, órgãos públicos e entidades sociais de Campinas e região que trabalham com pessoas da terceira idade

*
Na Intimidade da velhice, da Editora Setembro, livro organizado pelas professoras da PUC-Campinas Jeanete Liash Martins de Sá e Ivone Panhoca e pelo professor da Unicamp Jaime Lisandro Pacheco é resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores da PUC-Campinas, Unicamp e Unesp sobre os diversos aspectos que envolvem o processo de envelhecimento, como as questões da saúde e sociais.

O livro, que será lançado na sexta-feira, 27 de outubro, às 16h, no Auditório Dom Gilberto, Campus I da PUC-Campinas (Rodovia Dom Pedro I, km 136 – Parque das Universidades), é uma das atividades que compõe o simpósio sobre o tema “A atenção ao idoso no município de Campinas e região: ação das organizações sociais”, realizado das 8h às 17h. O evento reúne órgãos públicos e entidades sociais que trabalham com pessoas da terceira idade.

Cada capítulo do livro foi redigido em duas versões, uma no formato científico, destinado a pesquisadores e profissionais da área; e uma no formato jornalístico, destinado ao público leigo. “Quem ler o livro do início para final verá o conteúdo científico e quem ler de trás para frente lerá os capítulos redigido de maneira jornalística, justamente destinado aos leigos”, explica uma das organizadoras, Ivone Panhoca, professora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas.

Ainda de acordo com a professora, a proposta de organizar o livro sobre o assunto é devido ao fato da sociedade viver um momento de inversão da pirâmide populacional, a qual indica que há um aumento da população idosa. “Reunimos questões referentes ao envelhecimento de maneira multifuncional mostrando as diferentes áreas que fazem parte desse universo”, completa Ivone.

Alguns dos temas abordados no livro são os cuidados e as orientações sobre a nutrição na terceira idade, questões sobre a linguagem e o silenciamento na velhice, educação continuada, aposentadoria, entre outros.

Simpósio reunirá especialistas sobre terceira idade

O simpósio sobre o tema “A atenção ao idoso no município de Campinas e região: ação das organizações sociais” reúne, nesta sexta-feira, órgãos públicos e entidades sociais de Campinas e região que trabalham com pessoas da terceira idade. O evento tem como principais objetivos as trocas de experiências sobre atenção ao idoso entre os participantes, o estreitamento das relações e, ao mesmo tempo, o levantamento de dados que subsidiem estudos de gerontologia e áreas afins.

“Neste primeiro momento pretendemos realizar um mapeamento das ações, a fim de pensarmos, coletivamente, em políticas sociais voltadas para as questões do envelhecimento e da velhice na Região Metropolitana de Campinas”, diz a professora Jeanete Liash Martins de Sá, coordenadora da Universidade da Terceira Idade, serviço vinculado à Faculdade de Serviço Social da PUC-Campinas. Também integram a comissão organizadora do evento representantes do Conselho Municipal do Idoso, da Prefeitura Municipal de Campinas e da Unicamp.

As inscrições são gratuitas. A professora Jeanete pede às entidades que trabalhem com idosos para que enviem resumos de suas ações e as fichas de inscrição até hoje, 25 de outubro. Os modelos do resumo e da ficha de inscrição, bem como a programação do evento, devem ser solicitados aos e-mails fss@puc-campinas.edu.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3756-7019.

O Campus I, onde será realizado o simpósio, fica na Rodovia D. Pedro I, Km 136, Parque das Universidades, Campinas (SP).

Programação
27/10
9h – Conferência de abertura sobre o tema “O espaço e o território na delimitação das ações de atenção ao idoso em Campinas e região”, com a professora e geógrafa Maria Adélia Aparecida de Souza, consultora da Pró-Reitoria de Extensão da PUC-Campinas
9h30 – Apresentação do coral Flor da 3ª Idade do Hosp



Portal Puc-Campinas
25 de outubro de 2006