Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular de Inverno

Saldo de empregos na RMC fecha negativo em 8,4 mil vagas no mês de dezembro

Setores de Serviços e a Indústria de Transformação lideraram processo de redução de postos de trabalho, mostra estudo do Observatório PUC-Campinas

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) fechou dezembro com saldo negativo de empregos: foram menos 8.487 vagas, com destaque à redução de postos de trabalho no Setor de Serviços e na Indústria de Transformação. O estudo, elaborado pelo Observatório PUC-Campinas a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia (ST/ME), mostra que apenas o Setor do Comércio apresentou saldo positivo no mês.

No Setor de Serviços, os segmentos mais afetados foram aqueles ligados às atividades de ensino – que apresenta características de sazonalidade em dezembro – e alimentação. A Indústria, que segue em trajetória negativa, evidenciou seus piores resultados nos ramos têxtil, químico e de produtos alimentícios. A Construção Civil, que exibiu protagonismo na dinâmica de geração de empregos ao longo de 2019, também fechou inúmeras vagas no mês.

Do total de demitidos no período, 55% foram mulheres. Em relação aos admitidos, que tiveram média salarial de R$ 1.797,73, quase 2% assumiram cargos em contratos na modalidade parcial ou intermitente, sobretudo em função da abertura de vagas temporárias no mês de dezembro.

Com o desfecho, os 20 Municípios que integram a região finalizaram o ano com saldo positivo de 9.967 novos postos de trabalho.

O Observatório PUC-Campinas, lançado no dia 12 de junho de 2018, nasceu com o propósito de atender às três atividades-fim da Universidade: a pesquisa, por meio da coleta e sistematização de dados socioeconômicos da Região Metropolitana de Campinas; o ensino, impactado pelos resultados obtidos, que são transformados em conteúdo disciplinar; e a extensão, que divide o conhecimento com a comunidade.

A plataforma, de modo simplificado, se destina à divulgação de estudos temáticos regionais e promove a discussão sobre o desenvolvimento econômico e social da RMC.  As informações, que englobam indicadores sobre renda, trabalho, emprego, setores econômicos, educação, sustentabilidade e saúde, são de interesse da comunidade acadêmica, de gestores públicos e de todos os cidadãos.

Vinícius Purgato
23 de janeiro de 2020