Os apreciadores de um cardápio diferenciado e tipicamente caipira têm uma nova opção de restaurante. O Prosa Caipira, que nasceu de um projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas, abre ao público no dia 14 de dezembro (sábado), apresentando em seu cardápio doses de solidariedade e boa comida.

O freqüentador do restaurante Prosa Caipira se sentirá no ambiente rústico e diante do cardápio caseiro. A decoração do casarão tem a simplicidade e o capricho interioranos que fazem do ambiente o local perfeito para quem quer escutar música de raiz, trocar dois dedinhos de prosa e saborear uma deliciosa comida caipira. Para aqueles que apreciam pratos diferenciados, há a facilidade do cardápio sob encomenda. Uma feijoada, por exemplo, pode ser encomendada previamente com exclusividade para o cliente. Outro atrativo do local é a exposição permanente do acervo fotográfico que reúne imagens da região e do processo de implementação do restaurante.

A qualidade da comida é garantida. Os produtos hortifrutigranjeiros chegam fresquinhos no restaurante enviados por produtores locais. As sobremesas também serão exclusivamente produzidas para o Prosa Caipira. Os moradores do bairro Carlos Gomes fornecem doces caseiros, mel, compotas, cachaças, artesanatos e outros produtos característicos da região que são comercializados no estabelecimento. Galinhada, Frango com quiabo, Vaca Atolada, Rabada, Feijão tropeiro, Feijoada, leitoa Pururuca, Torresmo, Frango ao Molho Pardo e Refogado de Porco são alguns dos pratos típicos que serão servidos no restaurante.

Além de todas essas delícias gastronômicas e esmero na produção, o maior diferencial do restaurante Prosa Caipira é o envolvimento da comunidade local no projeto. O restaurante é o resultado de um projeto de extensão da PUC-Campinas junto aos moradores do bairro, que teve início em 2002. O objetivo é que o restaurante gere empregos e seja o vetor de outros investimentos na região, além de promover a auto-sustentação dos moradores daquela área. Além da implantação do restaurante, o projeto ofereceu cursos e oficinas promovidos pela PUC-Campinas à população local sobre produção gastronômica e artesanal, além de administração e atendimento em turismo com o intuito de promover a capacitação de recursos humanos da comunidade.

SERVIÇO:
O restaurante Prosa Caipira estará aberto ao público a partir do dia 14 janeiro (sábado). O funcionamento será de sexta-feira à domingo, no jantar, e aos sábados e domingos, no almoço. Localizado na Rua Dois, número 76, Bairro Carlos Gomes. Informações sobre reservas ou encomendas, ligue para (19) 3257-0662. A média de preços fica em torno de R$ 24,00 a R$ 28,00 para duas pessoas. Já os pratos feitos sob encomenda variam de R$ 30,00 a R$ 40,00.

Forma de pagamento – Dinheiro ou cheque
Capacidade – 40 lugares inicialmente
Preço médio – R$ 30,00 a R$ 40,00 para duas pessoas
Acesso – por Furnas e Solar das Andorinhas ou entrada para o Bairro Carlos Gomes próxima ao pedágio de Jaguariúna