Representantes do BID visitam Universidade para discutir plano de “cidade inteligente”

Projeto é uma parceria da PUC-Campinas, Unicamp, Prefeitura de Campinas e centros de pesquisa da Ciatec II

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, e pró-reitores receberam na manhã de sexta-feira, 11 de outubro, representantes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que vieram discutir o termo de cooperação referente ao recurso que o BID destinou para a elaboração do HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável).

As sul-coreanas Juyoon Sun e Hyuna Lee vieram acompanhadas por Marco Aurélio Pinheiro Lima e Vanderleia Radaelli, da Unicamp. Sun é representante do BID em Washington e Lee é representante do BID na Coreia do Sul. O banco liberou US$ 1 milhão a fundo perdido para a elaboração do master plan (plano diretor) de toda a área de HIDS, que compreende a região que contém o Polo II do Ciatec, o Campus I da PUC-Campinas e a Unicamp – uma área de 11,5 milhões de metros quadrados.

A PUC, em parceria com a Unicamp, Prefeitura de Campinas e centros de pesquisa da Ciatec II – Polo de Alta Tecnologia, está participando desse projeto de implantação do HIDS. A ideia é criar um modelo de cidade inteligente para ser referência nacional e internacional.

O HIDS englobará toda a área da Unicamp, Campus I, Ciatec II e Fazenda Argentina, adquirida recentemente pela Unicamp. O objetivo é que a área se torne, conforme sugerido pela PUC-Campinas, uma Zona Franca de Conhecimento.

A “cidade inteligente” deverá promover coleta, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos, o uso racional da água; utilizar energia limpa e de modo eficiente; desenvolver e utilizar tecnologias e modelos de negócios inovadores como a Internet das Coisas (IoT); utilizar veículos autônomos, economia circular e compartilhada; garantir a emissão líquida zero de gases causadores do efeito estufa; propor novas soluções para a habitação e com acesso às amenidades de uma cidade do futuro.

Marcelo Andriotti
11 de outubro de 2019