Representantes da OEA participam de evento da Pós em Direito da PUC-Campinas

O “1º Encuentro de Derecho Internacional Interamericano”, realizado segunda-feira, 29 de julho, no Auditório Dom Agnelo Rossi, no Campus I da PUC, reuniu professores, estudantes e pesquisadores da área de Direito. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Campinas em conjunto com a OEA (Organização dos Estados Americanos), contando também com a colaboração de representantes da Faculdade de Direito do Sul de Minas.

Estiveram presentes o diretor do Departamento de Direito Internacional da OEA, Dante Mauricio Negro Alvarado, e o advogado Luis Humberto Toro Utillano, do Departamento de Assuntos Jurídicos. Eles falaram sobre a atuação e as atribuições da organização e sobre questões técnicas da elaboração de tratados internacionais.

Alvarado destacou a importância da aproximação do órgão com o mundo acadêmico em eventos como o realizado pela PUC-Campinas para mostrar como é o trabalho que desenvolvem. Ele está no Brasil especificamente para uma reunião da Comissão Jurídica da OEA, que realiza um encontro de trabalho no Rio de Janeiro, entre 31 de julho e 9 de agosto.

Utillano falou sobre “Elaboración de Tratados de Derechos Humanos”, tratando de questões técnicas referentes aos procedimentos de trabalho da OEA.

No período da tarde foi programada uma reunião científica voltada exclusivamente a professores de Direito Internacional, de Direitos Humanos e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação da PUC-Campinas e da Faculdade do Sul de Minas.

Marcelo Andriotti
30 de julho de 2019