Repositório da PUC-Campinas entra em Diretório Global de acesso aberto

Conjunto de 1.884 monografias, teses e dissertações da Universidade poderão ser acessados por meio da internet

O repositório da PUC-Campinas recebeu nesta semana o aceite para fazer parte do Diretório Global de repositórios de acesso aberto. Isso significa que 1.884 trabalhos, sendo eles monografias, teses e dissertações, já podem ser acessados por qualquer pessoa.

O OpenDOAR (Directory of Open Access Repositories) é o diretório global de qualidade garantida de repositórios acadêmicos de acesso aberto. Ele permite a identificação, navegação e busca de repositórios, com base em diversas características, como localização, software ou tipo de material cadastrado.

Para que o repositório de uma universidade possa fazer parte desse diretório, é realizada uma visita pelo time do OpenDOAR para assegurar um elevado grau de qualidade e consistência da informação.

“Nós encorajamos as direções de curso para a submissão dos trabalhos, pois esta plataforma proporciona a preservação digital dos documentos, além de contribuir com a disseminação da produção cientifica da Universidade – e agora em âmbito internacional”, comenta Mirian Bezerra de Souza, bibliotecária responsável pela Biblioteca Digital Multimídia do SBI. “É importante que o repositório da PUC-Campinas esteja disponível em diretórios e redes cooperativas especializadas, pois iniciativas como essas dão visibilidade aos repositórios, aos autores e consequentemente, às instituições”, completa.

Para acessar o conteúdo do OpenDOAR e conferir os trabalhos, basta clicar aqui.

Carlos Giacomeli
9 de dezembro de 2022